DA REDAÇÃO
Os idosos cadastrados nas quatro unidades dos Centros de Convivência de Idosos (CCI’s) participam, nesta terça-feira (10), de uma manhã recreativa no Ginásio Dom Aquino, a partir das 8h. A ação faz parte do programa “Viva a Vida na Melhor Idade”, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, e idealizado pela primeira-dama, Márcia Pinheiro. O objetivo principal é oferecer um espaço de recreação, promovendo a socialização e o bem-estar dos participantes, reforçando o compromisso da gestão municipal com a qualidade de vida da população idosa. As atividades serão realizadas até as 11h30.
A programação inclui atividades esportivas, gincanas, sorteio de brindes e outros momentos de lazer. As atividades recreativas desempenham um papel crucial na promoção da saúde física e mental dos idosos. Elas ajudam a prevenir o isolamento social, fortalecem vínculos comunitários e estimulam a autoestima. Além disso, práticas como esportes e gincanas melhoram a coordenação motora, a flexibilidade e a mobilidade, enquanto as oficinas e dinâmicas mantêm a mente ativa e promovem momentos de descontração.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“Com iniciativas como essas, a gestão Emanuel Pinheiro reafirma seu compromisso com a inclusão, o bem-estar e a valorização da melhor idade, garantindo que os idosos tenham acesso a um envelhecimento digno, saudável e feliz’, declarou a primeira-dama, Márcia Pinheiro.
Cuiabá conta com quatro Centros de Convivência para Idosos: Maria Ignês, João Guerreiro, Padre Firmo e Aidee Pereira, que atendem atualmente 1.217 idosos cadastrados. Nessas unidades, os participantes têm acesso a uma ampla gama de atividades, como hidroginástica, ginástica, jogos de mesa, oficinas de crochê, palestras, rodas de conversa, dinâmicas de grupo, encontros intergeracionais e passeios culturais. Além disso, os CCI’s oferecem orientação sobre benefícios sociais, contribuindo para a inclusão e o exercício da cidadania.