PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A inauguração do Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho, localizada no município de Águas Lindas, Goiás, é uma homenagem ao filho do governador Ronaldo Caiado, que faleceu em 2022. Esse evento marca um momento significativo para a população do Entorno do Distrito Federal, que aguardava por essa infraestrutura há quase 20 anos. Realizada nesta segunda-feira (17), a cerimônia contou com a presença do governador Ronaldo Caiado e da ministra da Saúde, Nísia Trindade.
O governador destacou a transformação no atendimento de saúde da região, enfatizando que agora existe uma nova realidade e contexto para os moradores locais. “O atendimento em saúde no Entorno deu uma virada. É outra realidade, outro contexto”, frisou o chefe do Executivo.
“Quando assumi o governo, o Entorno não tinha nenhum leito de UTI e nem hospital estadual. Hoje tem em Luziânia, Formosa e Águas Lindas. Três grandes hospitais com estrutura de média e alta complexidade”, salientou Caiado. Juntas, as unidades ofertam 70 leitos de UTI. Com o apoio da Policlínica de Formosa, também entregue pelo governador, elas regionalizam o sistema de saúde goiano.
Hospital Estadual de Águas Lindas
A abertura o novo hospital representa um avanço importante no acesso a serviços de saúde de qualidade, atendendo a uma demanda antiga e proporcionando melhores condições de tratamento e cuidado para a população. A expectativa é que o novo hospital ajude a aliviar a pressão sobre outros centros de saúde da região e melhore significativamente a qualidade de vida dos habitantes.
Localizado em uma região populosa, a unidade de saúde deve beneficiar mais de 1,2 milhão de habitantes de 31 municípios da macrorregião Nordeste e Goiás. “Isso é SUS, isso é o compromisso de uma gestão com a qualidade da atenção à sua população”, classificou a ministra da Saúde, Nísia Trindade, ao parabenizar a gestão Caiado pela entrega da unidade.
O Hospital Estadual Ronaldo Ramos Caiado Filho, está equipado com uma ampla gama de serviços de saúde, incluindo urgência e emergência, maternidade, bancos de sangue e de leite, e modernos equipamentos para exames como tomografia, ressonância magnética e raios-x.
A abertura dos leitos será realizada de forma gradual, com a previsão de funcionamento pleno até agosto. Na manhã da inauguração, o hospital já contava com cinco pacientes internados e aproximadamente 160 consultas agendadas, indicando um início promissor e uma resposta imediata à necessidade de atendimento médico na região.
O titular da Secretaria de Saúde, Rasível dos Santos, lembrou que o hospital começou a funcionar na véspera da inauguração. “Ontem internamos o primeiro paciente. Um agricultor, por causa de pneumonia”, contou, antes de ressaltar que os serviços necessitam de regulação. A gestão será realizada pela organização social Hospital e Maternidade Therezinha de Jesus, sob fiscalização do Estado.
O prefeito de Águas Lindas, Doutor Lucas, citou a espera da população local. “Sei que esse hospital é do estado, mas ele está grampeado no coração dos águaslindenses que, há 19 anos, aguardavam por esse momento”, relatou.
O vice-governador Daniel Vilela classificou a obra como “a mais emblemática” desta gestão. “Foram muitos desafios enfrentados para entregar esse hospital”, lembrou. “E está com os profissionais já atuando, as pessoas sendo atendidas”.
Homenagem a Caiado Filho