ELISA RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL - PAULA VÁLERIA
Nesta terça-feira (05), foi celebrada a solenidade de passagem de comando do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMMT. A cerimônia aconteceu a partir das 17h, na sede da unidade, no bairro Centro América, em Cuiabá.
Na solenidade, o tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis assumiu como novo comandante da tropa de elite da polícia mato-grossense, com o intuito de proteger com coragem e integridade.
A cerimônia foi realizada na sede do Quartel do Bope, onde o tenente-coronel Frederico Correa Lima Lopes, que ficou à frente da unidade por dois anos e meio, realizou sua despedida.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Em sua fala de despedida, Correa, o tenente-coronel agradece a Deus pelas bençãos recebidas, pela apoio e compreensão de sua família durante sua ausência e enalteceu o trabalho de seus colegas do Bope, que juntos como equipe, conseguiram combater a criminalidade no estado de Mato Grosso.
Foto: Cleiton Franco
"Antes de mais nada, gostaria de agradecer a Deus por tudo o que ele proporcionou ao longo desses anos à frente do Bope e a minha família suportou e me apoiou em cada decisão aqui tomada. Gostaria de agradecer ao comando da instituição e ao Senhor coronel Mendes que me oportunizou para que eu pudesse viver nesse aprendizado. Pois foram muitas construções ao longo desses dois anos e seis meses. Agradeço a confiança e o apoio nas ações. Reverencio os policiais que realmente acreditaram na mudança de quebra de paradígmas e evolução da doutrina. Que estiveram ao meu lado, subsendiando e ombriando esforços para que pudessemos alavancar as operações policiais de Mato Grosso. Não citarei aqui um a um, pois posso ser injusto. Durante o período em que aqui permaneci, busquei fazer operações especiais de Mato Grosso, alavancando as atividades da inteligência policial. Afinal, combater uma organização criminosa, sem estruturar o problema e acurar com acompanhamento sustemático, é como combater um câncer com dose de neosaldina. Nesse viés, a muito puco a fazer, o combate as organizações criminosas com suas convergências e idealizações carecem de uma atuação das operações especiais em forma enfáctica e contundente. Obviamente que a mudança cultural e atitudinal é elétrica e gradual".
O tenente-coronel em seu discurso também agradeceu o apoio do governador Mauro Mendes (UB), coronel da Polícia Militar, César Augusto Roveli, atual secretário de Segurança Pública, secretária de Estado do Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, o Ministério Público Estadual, Tribunal de Justiça, aos deputados estaudais Max Russi (PSB), Lúdio Cabral (PT), Elizeu Nascimento e Gilberto Cattani, ambos do PL, pelos armamentos para atuação ao crime organizado e aos projetos sociais.
Foto: Cleiton Franco
Em seu discurso, o comandante Alexandre Côrrea Mendes enalteceu o trabalho do tentente-coronel Frederico e deu as boas vindas ao novo comandante do Bope, que tem uma vasta experiência no Gaeco "Nessa unidade, uma das mais importantes da nossa Polícia Militar, está ligado diretamente ao. comandante. E eu como 2º comandante da PM, fiz questão de convidar o tentente-coronel Frederico para assumir para assumir essa tão importante unidade 'Homem de Preto'. Em todas as missões, nós repassamos ao coronel Frederico, todas elas cumpriu com êxito. E graças a Deus o Bope respondeu a altura que eu já esperava. E principalmente correspondeu a altura que eu já esperava a sociedade mato-grossense...e todos os moradores confiaram 100% nos policiais militares e por esta razão, eu disse aos meus colegas, o coronel-Frederico em uma nova função, está indo lá para o Gaeco..Eu tenho certeza que o trabalho integrado, Gaeco, Ministério Público, junto com a nossa Polícia Militar e claro, nossos irmãos de outras instituições irá fortalecer cada vez mais. Até porque, o comandante escolhido, não pelo comandante-geral, mas pelo auto-comando, em especial ao coronel José Nildo, indicou o tenente-coronel Hugo, que está no Gaeco a um bom tempo. E eu tenho certeza Hugo, que com sua sabedoria e o seu suor derramado, o senhor estará junto com essa tropa juntos para continuarmos aí combatendo nosso pior inimigo".
Currículo
O novo comandante do Bope, tenente-coronel Hugo Roberto Silva Reis, nascido 31 de julho na cidade de Iporá, Goiás, ingressou na Polícia Militar no ano de 2000 e se tornou tenente-coronel em 2019. Ao assumir a unidade, deixa a função de coordenador-adjunto de Inteligência e Operações do Gaeco do Ministério Público Estadual. Além disso, já foi subcomandante do Grupo Especial de Fronteira (Gefron) e comandante da Companhia de Operações Especiais do Bope.
Foto: Cleiton Franco
O Bope
O Batalhão de Operações Especiais (Bope) da PMMT é composto por cerca de 100 policiais, que tem por finalidade a execução de ações de alta complexidade e operações de alto risco.
A unidade é composta por militares especialistas em técnicas explosivistas, negociação, tiro de precisão, cinotecnia e entre outros.