CLEVERTON SILVA
DO METRÓPOLES
Os Jogos Paralímpicos de Paris começam na próxima quarta-feira (28/8) e o Brasil estará presente em 20 modalidades, sendo representado por 280 atletas, sendo 255 competidores com deficiência, 19 atletas-guia (18 do atletismo e um do triatlo), um timoneiro do remo, três calheiros da bocha e dois goleiros do futebol de cegos. É a maior delegação da história do esporte paralímpico brasileiro em uma edição dos Jogos, superando os 278 atletas que estiveram no Rio 2016.
A primeira vez do Brasil em paralimpíadas foi em 1972, nos jogos de Heidelberg, que, na época, pertencia à Alemanha Ocidental. Naquela edição, a quarta da história, a delegação brasileira saiu sem medalhas. Contudo, quatro anos depois, em Toronto, veio a primeira conquista: Robson Sampaio e Luiz Carlos da Costa ficaram com a medalha de prata no Lawn Bowls, uma modalidade que se assemelha à bocha, mas praticada na grama.
De lá para cá, o Brasil se tornou uma potência do esporte paralímpico, subindo ao pódio em quase todas as edições dos Jogos (com exceção e Arnhem 1980, nos Países Baixos, além da edição de Heidelberg).
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Em Tóquio 2020, disputado em 2021 por conta da pandemia de Covid, a delegação brasileira conseguiu o seu melhor resultado. Foram 22 ouros, 20 pratas e 30 bronzes, um total de 72 medalhas conquistadas em terras japonesas.
Com a maior delegação da história, a expectativa para o Brasil em Paris é de superar o desempenho em Tóquio em medalhas e em colocação. Em 2021, o Brasil ficou com a 7ª posição no quadro de medalhas. O mesmo ocorreu em Londres 2012.
Em quais as modalidades o Brasil terá representantes?
O Brasil estará presente nas Paralimpíadas de Paris em 20 modalidades: atletismo, badminton, bocha, canoagem, ciclismo, esgrima em cadeira de rodas, futebol de cegos, goallball, hipismo, halterofilismo, judô, natação, remo, taekwondo, tênis de mesa, tiro com arco, tiro esportivo, triatlo, tênis em cadeira de rodas e vôlei sentado.
As Paralimpíadas de Paris 2024 acontecem entre os dias 28 de agosto e 8 de setembro, na capital francesa. Assim como nos Jogos Olímpicos, a cerimônia de abertura deve ser realizada fora de um estádio, ocorrendo na avenida Champs-Elysées.