Cuiabá, 21 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024, 08:00 - A | A

21 de Outubro de 2024, 08h:00 A- A+

Geral / COMPROMISSO

Aeroporto Salgado Filho volta a operar depois de meses fechado por causa das enchentes

Ministros da Secom, Paulo Pimenta, e de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participaram da cerimônia de reabertura do primeiro trecho da nova pista

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Os ministros da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), Paulo Pimenta, e de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, chegaram juntos a Porto Alegre, na última sexta-feira (18), no primeiro voo a aterrissar no Aeroporto Salgado Filho, que estava inoperante havia mais de 160 dias, após ter sido inundado pelas enchentes que assolaram o estado em maio.

A cerimônia oficial de abertura e a estreia da nova pista significaram um marco da união de esforços do Governo Federal, Governo do Estado e companhias aéreas para retomar as atividades do principal hub do transporte aéreo da Região Sul. “Nunca antes na história do país, o Governo Federal se jogou tanto de corpo e alma para ajudar o estado, como nós fizemos com o Rio Grande do Sul”, disse o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante seu discurso no evento de lançamento do Programa Acredita, também nesta sexta-feira, em São Paulo.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Designado para conduzir a Secretaria para Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, logo no primeiro mês da tragédia, o ministro da Secom, Paulo Pimenta, comemorou o resultado da dedicação à tarefa de ajudar o estado a se recuperar dos danos provocados pelas fortes chuvas. “Nós estamos reabrindo este aeroporto muito antes do que muitas pessoas imaginavam. O recomeço é a demonstração de que, com união, reconstrução, determinação e trabalho, não existe desafio que não possa ser superado”, disse.

Foram disponibilizados cerca de R$ 426 milhões do Governo Federal para que fosse encontrado um equilíbrio contratual para que a Fraport, concessionária responsável pela gestão do aeroporto, fizesse os investimentos necessários na recuperação do local e com a agilidade exigida para que ele voltasse a operar, com segurança, no menor tempo possível.

“O ato de hoje tem um simbolismo muito grande, que é da unidade, da construção coletiva. Mas, o mais importante, é o simbolismo da efetiva reconstrução do estado do Rio Grande do Sul. Eu vi muitas lutas que a Fraport enfrentou ao longo dessa caminhada e muito trabalho coletivo que foi feito ao longo desses últimos cinco meses ao lado do Governo Federal e do Governo do Estado”, destacou o ministro Silvio Costa Filho.

 

Retomada

O primeiro voo oficial deve pousar no aeroporto na próxima segunda-feira, 21 de outubro, por volta das 8h, vindo do terminal de Viracopos, em Campinas (SP). A previsão é de que haja, ao longo do dia, cerca de 71 voos, entre pousos e decolagens, e uma movimentação de 9 mil passageiros.

O Salgado Filho reabre com cerca de 80% da capacidade operacional. A retomada dos voos será realizada de forma gradual e cumprirá todos os critérios internacionais de segurança. Durante a primeira fase, as aeronaves utilizarão 1.730 metros de pista, o que torna o terminal apto a receber voos do mercado nacional. A fase seguinte ocorrerá após a conclusão do reparo de 1.400 metros da pista de pouso e decolagem, prevista para o mês de dezembro. Até lá, o terminal funcionará entre 8h e 22h.

Os primeiros voos chegarão dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Brasília. Até o final do mês, estão previstos ainda voos para Belo Horizonte e Curitiba. Já no próximo mês, a expectativa é que o terminal passe a operar mais de 122 voos diários, transportando cerca de 16 mil viajantes.

TURISMO – Algumas cidades do Rio Grande do Sul estão entre as mais procuradas pelos turistas para celebrar, especialmente, o fim de ano, já que a região é conhecida pelas festas e decorações natalinas. Com a reabertura do aeroporto, a expectativa é de que a procura por voos e a ocupação de hotéis nas cidades gaúchas dobrem.

A previsão é que o setor de turismo passe a operar em sua capacidade máxima até o final do primeiro trimestre de 2025. “A indústria gaúcha, desde julho, voltou a crescer em índices superiores à média nacional. Nós vamos chegar ao mês de dezembro com o aeroporto funcionando, com o turismo bombando, com a economia crescendo, gerando empregos e mostrando que o Rio Grande do Sul e o Brasil estão no rumo certo”, reforçou o ministro Paulo Pimenta.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation