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Geral Quinta-feira, 07 de Novembro de 2024, 14:20 - A | A

07 de Novembro de 2024, 14h:20 A- A+

Geral / PEDÁGIO NA BR-163 EM MT

ANTT regulamenta novos Pontos de Parada e Descanso para motoristas profissionais

Objetivo é garantir condições adequadas de repouso para os motoristas de transporte de passageiros e de cargas, aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) regulamentou na última sexta-feira (1º/11), os Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para motoristas profissionais nas rodovias federais concedidas. A Resolução, publicada no Diário Oficial da União, estabelece diretrizes para a instalação e manutenção desses pontos, visando garantir que motoristas de transporte de passageiros e de cargas cumpram as pausas obrigatórias em locais seguros e estruturados, com serviços gratuitos de copa, banheiros com chuveiros quentes, lavanderia e internet.

O objetivo é garantir condições adequadas de repouso para os motoristas profissionais, aumentar a segurança nas estradas e reduzir o número de acidentes. Para chegar a esse resultado, a ANTT promoveu a uma audiência pública, entre 19 de março e 6 de maio deste ano, incluindo uma sessão pública realizada no dia 16 de abril, para debater a minuta que culminou na publicação desta resolução. A sessão pública contou com participações presenciais no auditório da ANTT em Brasília – DF e por videoconferência pelo canal da ANTT no Youtube. Ao todo, foram 64 contribuições de diversas entidades, empresas e pessoas físicas.

Em Mato Grosso

A partir da 0h desta quinta-feira (07) os motoristas que trafegam pela BR-163 em Mato Grosso, no trecho sob concessão da Nova Rota do Oeste, pagarão 4,86% a menos na tarifa de pedágio. Isso reflete em uma queda de R$ 0,30 a R$ 0,40, a depender da praça.

A definição e autorização da revisão tarifária anual da BR-163 no trecho de 850 quilômetros sob concessão é da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e consta no Diário Oficial da União (DOU) publicado na terça-feira (5). Confira aqui.

Na prática, os motoristas vão pagar entre R$ 5 e R$ 9 por eixo (veículos de passeio equivalem a 1 eixo).

A concessionária Nova Rota do Oeste explica que “a redução dos valores é reflexo, principalmente, do ajuste de prazos para o reinício das obras de duplicação na BR-163”.

BR-163 teve dois reajustes em 2023

Em maio de 2023 o governo de Mato Grosso assumiu o controle acionário da Rota do Oeste, responsável pela administração da concessão de trecho de 850 quilômetros da BR-163. A transferência foi realizada pelo presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e pelo ministro dos Transportes, Renan Filho, em Brasília (DF).

Em 2023, a tarifa de pedágio no trecho sob concessão sofreu dois reajustes, sendo um em maio e outro em setembro, sendo na última revisão os valores variando entre R$ 5,30 e R$ 9,40 por eixo, de acordo com a área de abrangência de cada praça de pedágio.

“O trabalho da ANTT é garantir que essa estrutura, que conecta cidades estratégicas como Rondonópolis, Cuiabá, Lucas do Rio Verde e Sorriso, ofereça uma rodovia segura, bem sinalizada e com serviços adequados”, salienta a ANTT.

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A resolução permite três tipos de PPDs:

- Básico: oferece os serviços essenciais, financiado pela tarifa de pedágio e somente com área restrita aos motoristas profissionais.

- Parceria: envolve empreendimentos com parceiros, podendo oferecer serviços adicionais não gratuitos, com receitas não tarifárias com acesso de veículos de passeios nas áreas não restritas.

- Empreendedor: estruturas de maior vulto, com financiamento de terceiros e obtenção de receitas não tarifárias que atende tanto motoristas profissionais quanto veículos de passeio.

Os novos contratos de concessão e os vigentes celebrados sem previsão de PPD, após aditamento, devem incluir PPDs com garantia de recomposição econômica quando necessário e devem implantar pelo menos um PPD no modelo básico com previsão de operação até o terceiro ano de contrato e nos demais modelos em até cinco anos.

A implementação dos PPDs exigirá estudos para determinar o número de vagas e áreas de descanso de acordo com as necessidades de cada trecho, dentre outros aspectos. A ANTT analisará esses estudos para assegurar que os pontos atendam eficientemente aos motoristas.

Características

Os PPDs deverão garantir a ofertas serviços essenciais mínimos e gratuitos, como banheiros, chuveiro com água quente, bebedouros, salas de descanso e acesso à internet. Deverão estar posicionados a cada cinco horas e meia de viagem, respeitando o tempo estabelecido para descanso pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Esses pontos contarão com sinalização interna para orientar o uso seguro das instalações, incluindo orientações sobre convivência e período de permanência. Em casos de ocorrência de infrações penais, como, por exemplo, tráfico de drogas, exploração sexual infantil ou violência, a concessionária deverá acionar a autoridade policial.

Os PPDs terão também estacionamento seguro e restrito, com vigilância 24 horas, iluminação LED e barreiras físicas. Para cargas perigosas, serão destinadas áreas específicas com proteção contra incêndio e contenção de vazamentos. Apenas veículos registrados no transporte rodoviário de passageiros ou cargas terão acesso às áreas restritas, que contarão com controle de entrada e saída por reconhecimento de placas.

Além disso, haverá espaço nos estabelecimentos para campanhas de promoção da saúde e bem-estar dos motoristas.

As concessionárias são responsáveis por informar detalhes dos PPDs, como localização, vagas, tipos de carga acomodados e serviços disponíveis em seus sites, garantida a acessibilidade para pessoas com deficiência e as sinalizações rodoviárias informarão sobre a presença dos PPDs a 25 km, 2 km e 500 metros de cada ponto.

A resolução prevê ainda o monitoramento por meio de pesquisas anuais de satisfação, além de parcerias com entidades para monitorar a qualidade dos PPDs. A concessionária deverá divulgar os resultados dessas pesquisas em seu site.

A publicação da resolução reforça a Política Nacional de Implantação de Pontos de Parada e Descanso, estabelecida pelo Ministério dos Transportes em abril do ano passado.

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