Cuiabá, 20 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,04
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025, 13:40 - A | A

20 de Janeiro de 2025, 13h:40 A- A+

Geral / VIDEOMONITORAMENTO

Câmeras do Vigia Mais MT ajudaram a reduzir a criminalidade no município, afirma prefeito de Juína

Em Juína, as câmeras do Vigia Mais MT estão instaladas em pontos estratégicos de ruas, avenidas, praças e escolas reforçando as ações de segurança pública

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O programa Vigia Mais MT, implementado pelo Governo de Mato Grosso, tem mostrado resultados positivos no município de Juína (MT). Com a instalação de 199 câmeras de videomonitoramento no final de 2023, a cidade experimentou uma significativa redução nos índices de criminalidade, com uma diminuição de até 44% em 2024, em comparação com o ano anterior. A iniciativa busca integrar tecnologia ao trabalho das forças policiais, proporcionando mais segurança e eficiência no combate ao crime.

“A chegada das câmeras melhorou tudo. Esse projeto é uma benção na vida da população de Juína. As câmeras contribuem com o trabalho dos policiais e intimidam a ação dos criminosos. Também ajudam a solucionar crimes com a identificação e prisão de bandidos", afirmou o vice-prefeito Geremias da Silva Lima, em exercício na função de prefeito.

Em Juína, as câmeras do Vigia Mais MT estão instaladas em pontos estratégicos de ruas, avenidas, praças e escolas reforçando as ações de segurança pública.

Diminuição da criminalidade

De acordo com os dados do Observatório de Segurança Pública de Mato Grosso, Juína apresentou uma queda notável na criminalidade em 2024, quando comparado a 2023. O número de roubos diminuiu em 44%, passando de 16 casos em 2023 para apenas 9 em 2024. Já os furtos caíram 16%, com 198 ocorrências em 2024, em comparação com 235 em 2023. Essas reduções são atribuídas à implementação do programa Vigia Mais MT, que, aliado ao trabalho das forças de segurança, tem contribuído para a diminuição da criminalidade na região.

Parceria com Estado

A parceria entre a Prefeitura Municipal de Juína e o Governo de Mato Grosso, formalizada por meio de um termo de cooperação, resultou na instalação de 115 câmeras de videomonitoramento de três tipos diferentes: fixas, speed domes e OCR’s. O monitoramento é feito em tempo real no Centro Integrado de Operações de Cuiabá, com a colaboração dos policiais locais e representantes da prefeitura, todos autorizados pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

Além disso, a parceria com a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) trouxe mais 84 câmeras para a cidade, focadas no monitoramento de áreas internas e vias ao redor das escolas estaduais. Essas iniciativas visam fortalecer a segurança pública, não apenas nas ruas, mas também nas áreas escolares, proporcionando maior proteção à comunidade.

Conforme o prefeito, até o trânsito da cidade melhorou com a chegada da vigilância eletrônica. “Mudou o comportamento dos motoristas e motociclistas, que passaram a circular nas ruas com menos velocidade”, afirmou Geremias.

Em Juína, a parceria da Prefeitura Municipal com o Conselho Comunitário de Segurança Pública reduziu os custos de instalação e manutenção dos equipamentos, tornando os serviços mais ágil e eficiente, segundo o gestor municipal. De acordo com o prefeito, além da instalação de 100% das câmeras, o modelo de gestão adotado agiliza os serviços impedindo a interrupção do videomonitoramento por questões simples, como falha no sinal de internet.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

O secretário ajunto de Integração Operacional da Sesp, coronel Fernando Augustinho, destacou que o objetivo do Vigia Mais MT é levar mais segurança à população mato-grossense nos 142 municípios.

O coronel observou que estudos feitos antes da implantação do programa comprovaram a eficiência do emprego da tecnologia para redução dos índices criminais. "Foi buscando essa eficiência, alindo tecnologia às ações das forças policiais, que o governador Mauro Mendes decidiu pelo investimento em tecnologia", destacou.

O coronel ainda observou que, sobre a instalação e manutenção das câmeras - responsabilidade que passa a ser dos municípios a partir da entrega dos equipamentos -, o sistema adotado por Juína se mostrou eficiente e passou a ser referência para as prefeituras e outras instituições que estão instalando ou aderido ao Vigia Mais.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation