PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Operação Raízes do Cedro, coordenada pelo governo federal, realizou com sucesso o 12º voo de repatriação de brasileiros e seus familiares que se encontravam em áreas de conflito no Líbano. O avião KC-30 da Força Aérea Brasileira (FAB) aterrissou na Base Aérea de São Paulo (BASP), em Guarulhos (SP), às 4h56 da manhã desta quarta-feira (20), no horário de Brasília.
O voo partiu do Líbano na terça-feira (19), às 14h no horário de Brasília, trazendo 204 pessoas, incluindo três crianças de colo e quatro animais de estimação. A operação reflete o esforço conjunto do governo brasileiro para garantir a segurança e o retorno de seus cidadãos em situação de vulnerabilidade no exterior.
Na chegada a Guarulhos, a operação conta com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), do Ministério da Saúde, da Polícia Federal, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
Segundo as informações do governo federal, o Itamaraty, por meio da Embaixada do Brasil em Beirute, segue em contato com brasileiros e familiares para prestar assistência consular e verificar a necessidade de promover novos voos de repatriação, a depender da demanda e das condições de segurança no terreno.
“O governo brasileiro reitera o alerta para que todos sigam as orientações de segurança das autoridades locais e, para os que disponham de recursos, que procurem deixar o território libanês por meios próprios”, diz o governo.
De acordo as informações, o aeroporto de Beirute continua em operação, com a realização de voos diários da companhia libanesa Middle East Airlines. A empresa, após negociações com a Embaixada do Brasil em Beirute, está priorizando passageiros portadores de passaportes brasileiros em seus voos com destino a Madri, Frankfurt, Londres e Roma.
Operação Raízes do Cedro