ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, volta a ter operações 24 horas por dia a partir desta segunda-feira (16). A informação foi confirmada pela Fraport Porto Alegre, concessionária responsável pela gestão do terminal. A etapa marca uma das últimas fases de um retorno gradual das atividades do aeroporto iniciado em outubro. O local foi fechado em maio, em função da enchente que afetou o estado gaúcho, e passou por diversas reformas e melhorias, incluindo a pavimentação da pista de pouso e decolagem, que agora tem 3.200 metros.
Um investimento de R$ 425 milhões do Governo Federal foi fundamental para que a concessionária pudesse reabrir 100% o funcionamento do aeroporto. Um aeroporto que está mais moderno, melhor do que era antes da enchente e assim vai ser a reconstrução: tudo aquilo que estamos reconstruindo vai ser melhor do que era antes", disse Paulo Pimenta, ministro da Secom.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
"Hoje estamos entregando o aeroporto 100% funcionando com a retomada dos voos internacionais. Muitas pessoas não acreditavam que fosse possível. Achavam que o aeroporto só voltaria a funcionar em março do ano que vem. Um investimento de R$ 425 milhões do Governo Federal foi fundamental para que a concessionária pudesse reabrir 100% o funcionamento do aeroporto. Um aeroporto que está mais moderno, melhor do que era antes da enchente e assim vai ser a reconstrução: tudo aquilo que estamos reconstruindo vai ser melhor do que era antes", pontuou o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, também celebrou a conclusão das obras. "Essa retomada total é resultado de muito empenho do Governo Federal, que trabalhou intensamente com a concessionária para que o principal aeroporto do estado voltasse a operar normalmente. Sabemos o quanto ele é importante para o PIB do Rio Grande do Sul, para o turismo de negócios, para o turismo de lazer e para o escoamento do transporte de cargas”, afirmou.
Além da pista, foram recuperadas as taxiways (vias de acesso entre os pátios de aeronaves e a pista) e o terminal de passageiros. As áreas internacionais, incluindo os espaços para operação de autoridades alfandegárias e sala de embarque e desembarque foram recuperadas, permitindo os pousos e decolagens de voos internacionais.
ROTAS — Nesta segunda (16), o Aeroporto Salgado Filho retoma as operações de voos domésticos para Salvador (BA) e Recife (PE). O primeiro voo internacional pousa no Salgado Filho na madrugada do dia 19 de dezembro. Operado pela Copa Airlines, o voo com origem do Panamá tem chegada prevista para 0h20. A partir de janeiro de 2025, a LATAM retoma rotas de Porto Alegre para Lima (Peru) e Santiago (Chile). Já em março, a Aerolíneas Argentinas restabelece a rota Porto Alegre - Buenos Aires. Além disso, a TAP também deve confirmar em breve a rota Porto Alegre - Lisboa (Portugal), ampliando ainda mais as opções de voos internacionais a partir do terminal gaúcho.