Cuiabá, 16 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,52
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sexta-feira, 30 de Agosto de 2024, 14:00 - A | A

30 de Agosto de 2024, 14h:00 A- A+

Geral / AGOSTO LILÁS

Conselho Estadual premia mulheres por luta contra a violência doméstica em MT

9ª edição do Prêmio Ruth Marques Corrêa da Costa tem por objetivo homenagear mulheres ativas na luta de direitos e conquistas de espaços de poder na sociedade

DA REDAÇÃO

O Conselho Estadual de Direitos da Mulher (CEDM-MT), vinculado à Secretaria de Estado de Assistência Social e Cidadania (Setasc), realizou, nesta terça-feira (27.08), a 9ª edição do “Prêmio Ruth Marques Corrêa da Costa”. O evento foi sediado no Sindicato dos Trabalhadores do Tribunal de Contas - SINTTCONTAS. 

A premiação é dada em homenagem às mulheres que lutam e promovem a defesa dos Direitos Humanos das mulheres no Estado de Mato Grosso.

Receberam o prêmio a promotora de Justiça Lindinalva Correia Rodrigues por ter sido a primeira promotora a aplicar a Lei Maria da Penha no Brasil; a missionária Elizabeth Aracy Rondon Amarante (na categoria ‘In Memorian’) pela sua dedicação às causas indígenas, e a primeira-dama Virginia Mendes, que foi homenageada devido às ações sociais relacionadas às vertentes dos programas ‘SER Família’ - principalmente do SER Família Mulher - idealizados por ela e executados por meio da Setasc.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

“É uma honra estar aqui podendo receber esse prêmio ‘Ruth Marques’, que foi uma mulher que prestou diversos serviços à sociedade. Tenho muito orgulho de ser homenageada com este prêmio que leva o nome de alguém tão importante para as mulheres. Este prêmio não é só meu; tem toda uma equipe que realiza diversas ações sociais todos os dias, então eu agradeço também à equipe UNAF e à Setasc, que realizam trabalhos muito importantes para as mulheres”, ressaltou a primeira-dama Virginia Mendes.

Legenda - Agosto Lilás - Prêmio Ruth Marques Correa da Costa. - Créditos - João Reis
Primeira-dama de MT, Virginia Mendes | Foto: João Reis.

A conselheira presidente do CEDM-MT, Cenira Evangelista, destacou a importância de se ter mulheres em diferentes espaços de poder na sociedade.

“Estamos na 9ª edição do prêmio, que é tão importante, pois reconhece mulheres fortes que atuam na causa de garantia de direitos e espaços dignos para as mulheres no estado de Mato Grosso. Agradeço a todos e todas que realizam ações e fazem a causa da mulher ser possível e digna de respeito nosso Estado”, pontuou Cenira.

Legenda - Agosto Lilás - Prêmio Ruth Marques Correa da Costa. - Créditos - João Reis
Cenira Evangelista | Foto: João Reis

Como parte do Agosto Lilás - campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher -, o evento foi pautado por palestras que debateram sobre o protagonismo da mulher no Estado, combate à violência doméstica e familiar, enfrentamento do machismo presente em músicas e propagandas, e brincadeiras que objetificam as mulheres e perpetuam a violência.

A secretária de Estado Assistência Social e Cidadania, Grasi Paes Bugalho, esteve presente no evento e exaltou a importância do programa SER Família Mulher como referência estadual e nacional de auxílio e capacitação em prol das mulheres.

“O Prêmio Ruth Marques é a maior homenagem que uma mulher pode receber pelos seus serviços prestados às mulheres, seja em vida, ou até pós-morte. Hoje, no Estado, temos o programa SER Família Mulher, idealizado pela primeira-dama Virginia Mendes. Este programa mostra o quão importante é ter uma política de auxílio e capacitação para as mulheres. Para nós, é um orgulho ter a primeira-dama recebendo aqui hoje, neste reconhecimento do Conselho Estadual de Direitos da Mulher, por todo o trabalho que já foi e vai ser feito em prol das mulheres”, acrescentou.

Legenda - Agosto Lilás - Prêmio Ruth Marques Correa da Costa. - Créditos - João Reis
9ª Edição do Prêmio Ruth Marques | Foto: João Reis.

O evento contou também com as presenças da secretária adjunta de Programa e Projetos Especiais e Atenção à Família (Sappeaf), Juliane Maciel; do secretário adjunto de Direitos Humanos (Sadh), Kennedy Dias; da procuradora do Estado Glaucia Amaral; das delegadas da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher (DEDM) de Cuiabá, Judá  Marcondes e Mariell Antonini, da Delegacia da Defesa da Mulher, Criança e Idoso de Várzea Grande; da Desembargadora Maria Beatriz Theodoro Gomes; do Juiz da 2ª vara especializada de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Marcos Terêncio Pires; da secretária de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), Andreia Fujioka; Conselheiras do CEDM, e outras autoridades.

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation