Cuiabá, 13 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,76
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sexta-feira, 07 de Fevereiro de 2025, 07:40 - A | A

07 de Fevereiro de 2025, 07h:40 A- A+

Geral / ATENÇÃO MORADORES DE VG

DAE realiza manutenção e ETA III tem previsão de começar a funcionar em 12h

Troca da bomba de captação iniciou às 20h de quinta-feira (6) e vai se estender pela noite toda para garantir abastecimento à região o mais breve possível

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

O Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) informa que a Estação de Tratamento de Água do Cristo Rei (ETA III) está prestes a retomar sua operação novamente, após um período de paralisação devido à falha na bomba de captação do rio Cuiabá. A equipe ja  iniciou a substituição do equipamento na noite desta quinta-feira (6), às 20h, assim que a bomba retornou da manutenção.

O prazo estimado para instalação é de cinco horas, seguido de um período de aproximadamente 12 horas para enchimento dos reservatórios e normalização do abastecimento de água nos bairros atendidos pela unidade. 

O sistema de captação conta com três bombas, sendo duas operacionais, trabalhando para as ETAS I e III, e uma reserva. No entanto, a bomba principal já estava em manutenção quando a reserva também apresentou falha, interrompendo completamente a captação para a ETA III. A partir desse cenário, o DAE precisou acelerar o processo de reparo, garantindo que a unidade volte a funcionar o mais rápido possível. 

De acordo com o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja, todo o esforço foi concentrado em resolver a situação dentro do menor prazo possível.

"Sabemos o impacto que essa paralisação causou para milhares de famílias. Desde o primeiro momento, nossa equipe trabalhou intensamente para recuperar a bomba e retomar o abastecimento. Assim que a instalação for concluída, a água começará a ser direcionada aos reservatórios, garantindo que o fornecimento seja restabelecido gradualmente." 

O diretor de Produção e Abastecimento do DAE, Wilhan Reis, reforçou que o desafio foi ainda maior devido à necessidade de manutenção das bombas em curto espaço de tempo.

"A ETA III estava operando com a bomba reserva, pois a principal já estava em manutenção. Quando a reserva falhou, tivemos que agir rapidamente para recuperar o equipamento e garantir a retomada da operação. Agora, com a nova instalação, o abastecimento será regularizado em breve", explica.

Transferência 

A visita de acompanhamento da manutenção contou com a presença dos vereadores Caio Cordeiro e Alessandro Moreira, além de moradores do Santa Bárbara, que estiveram no local para entender o processo de troca da bomba e o trabalho da equipe técnica. O grupo acompanhou parte da operação ao lado do diretor-presidente do DAE, que explicou as etapas necessárias para restabelecer o abastecimento. 

Durante a visita, moradores fizeram cobranças sobre a falta de água em seus bairros. Sandro Azambuja tranquilizou a população, garantindo que a equipe do DAE está comprometida em dar atenção às demandas e solucionar os problemas. Ele reforçou que a reestruturação interna e os investimentos na manutenção das estruturas fazem parte de um plano contínuo para garantir um abastecimento mais eficiente e seguro. 

O DAE segue monitorando a situação e informará à população sobre a normalização do fornecimento. A autarquia reforça que todas as solicitações devem ser feitas pelos canais oficiais de atendimento.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation