Cuiabá, 23 de Novembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,80
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sexta-feira, 22 de Novembro de 2024, 15:08 - A | A

22 de Novembro de 2024, 15h:08 A- A+

Geral / NESTA SEXTA-FEIRA E SÁBADO

Hospital Estadual Santa Casa em Cuaibá realiza 37 cirurgias pediátricas em mutirão

Os procedimentos são de média complexidade e contemplam crianças de diversos municípios de Mato Grosso

DA REDAÇÃO

O Hospital Estadual Santa Casa, mantido pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) em Cuiabá, realiza um mutirão de cirurgias eletivas pediátricas. A iniciativa começou nesta sexta-feira e continua neste sábado (22 e 23.11). Nos dois dias de ação, a previsão é de que sejam realizados 37 procedimentos eletivos pediátricos em crianças de 2 a 11 anos.

Durante o mutirão, ocorrerão 18 procedimentos de hernioplastia inguinal, 2 de hérnia umbilical, 14 de postectomia, 1 de hernioplastia epigástrica, 1 de exérese de cisto dermoide e 1 de hidrocele. Todos os procedimentos elencados são de média complexidade e contemplam crianças de diversos municípios de Mato Grosso.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, destacou que a iniciativa do Hospital Estadual Santa Casa é de suma importância para o programa Fila Zero na Cirurgia, do Governo de Mato Grosso. 

“Parabenizo a equipe do Hospital Estadual Santa Casa pela eficiência e dedicação nos diversos mutirões já realizados. Essas ações buscam atender de forma mais célere a população que aguarda por um procedimento. Além disso, cooperam para a redução da espera por cirurgias eletivas, que é o principal objetivo do programa Fila Zero”, disse o secretário.

A diretora do Hospital Estadual Santa Casa, Patrícia Neves, enfatizou o esforço que as equipes da unidade fazem para os mutirões de cirurgias.

“Esse mutirão pediátrico é para pacientes regulados, que foram previamente triados pelas nossas equipes. Quando o hospital realiza um mutirão, as equipes se concentram inteiramente nas operações eletivas planejadas”, detalhou.

A gestora ainda destacou a dificuldade no contato com os pacientes. “Tivemos dificuldades para contatar os pacientes. Por isso, alertamos a população para manter o cadastro do Sistema Único de Saúde (SUS) devidamente atualizado, pois uma unidade pode estar tentando contato com o paciente”, acrescentou.

Atualmente o Hospital Estadual Santa Casa possui 55 leitos pediátricos e sete salas cirúrgicas que auxiliam no suporte aos mutirões.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation