Cuiabá, 26 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,30
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sexta-feira, 01 de Novembro de 2024, 16:40 - A | A

01 de Novembro de 2024, 16h:40 A- A+

Geral / IMUNIZAÇÃO NO BRASIL

Ministério da Saúde conclui entrega de 1,2 milhão de vacinas contra a Covid-19 em todo o Brasil

Todos os 26 estados e o Distrito Federal foram contemplados com os imunizantes contra a doença. Cabe aos gestores estaduais a distribuição para os municípios

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Ministério da Saúde recebeu em outubro, cerca de 1,2 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19 e deu início à distribuição para todo o Brasil. A ação foi concluída na quinta-feira (31), com todos os 26 estados e o Distrito Federal contemplados com os imunizantes contra a doença. O lote faz parte de uma compra emergencial e cabe aos gestores estaduais a distribuição para os municípios.

Recentemente, um novo pregão para a aquisição de mais 69 milhões de doses foi finalizado. Com a nova compra, a população terá a garantia de proteção contra as formas graves da doença pelos próximos 2 anos.

Desde maio, o Ministério da Saúde distribui a vacina com a variante XBB 1.5, que é uma versão atualizada e monovalente do imunizante. Até o momento, mais de 4,4 milhões de doses da vacina XBB 1.5 foram aplicadas em todo o Brasil. Segundo dados da cobertura vacinal contra a Covid-19, cerca de 86% dos brasileiros têm ao menos duas doses da vacina.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Conforme lembra Eder Gatti, diretor do Departamento do Programa Nacional de Imunizações (DPNI) , “a vacinação é uma ferramenta essencial para proteger crianças e adultos contra a covid-19 e outras doenças”.

Sobre a vacina

A imunização atualmente está recomendada no Calendário Nacional de Vacinação para crianças entre seis meses e menores de 5 anos de idade na rotina; para pessoas dos grupos prioritários a partir de 5 anos de idade; e para população geral a partir de 5 anos de idade, desde que não tenham nenhuma dose anterior de vacina covid-19.

O Ministério da Saúde adota estratégias para manter a vacinação em dia e garantir a proteção da população. Todas as ações são realizadas em diálogo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation