CARLOS ESTÊNIO BRASILINO
DO METRÓPOLES
Morreu nesta quinta-feira (26) o ator Ney Latorraca, aos 80 anos, no Rio de Janeiro. Ele estava internado desde o último dia 20 na Clínica São Vicente, no bairro da Gávea, por conta de um câncer de próstata, e morreu devido a uma sepse pulmonar.
A fama do ator foi conquistada ao longo de mais de 50 anos dedicados à carreira artística na TV, no teatro e no cinema. Filho de um crooner e uma corista, já nasceu ligado à arte e iniciou sua trajetória profissional logo na infância.
Fez radionovela e teatro estudantil antes de ir para a televisão, inicialmente como figurante, e depois alcançou o sucesso em novelas, séries e programas humorísticos.
“Ator já nasce ator. Aprendi desde pequeno que precisava representar para sobreviver. Sempre fui uma criança diferente das outras: às vezes, eu tinha que dormir cedo, porque não havia o que comer em casa. Então, até hoje, para mim, estou no lucro”, disse o ator em depoimento ao Memória Globo.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“O sucesso mexeu comigo, não sabia que o sucesso era tão violento desse jeito. Fiquei com medo na época, fiquei doente”, comentou o ator em entrevista ao Persona In Foco, da TV Cultura.
Em 2012, Ney Latorraca ficou internado em uma UTI durante quase 50 dias, após passar por uma cirurgia de retirada da vesícula. O procedimento ocasionou uma inflamação que atingiu as vias biliares e se espalhou pelo corpo.
Por conta disso, o artista disse, em certa ocasião, que já havia definido questões relacionadas ao seu testamento. Por não ter filhos, Ney revelou que deixaria o patrimônio acumulado ao longo dos anos na TV para instituições voltadas ao teatro, visto que foi nesse segmento que fez milhões.
O ator tomou a decisão de antecipar o seu testamento, informando qual destino gostaria que a sua herança tivesse. De acordo com ele, o documento estava pronto e o patrimônio que acumulou com os anos de trabalho será destinado a projetos sociais e instituições de arte, uma vez que ganhou a maioria do seu dinheiro por meio da carreira artística exercida nos palcos.
Personagens antológicos
O ator Ney Latorraca construiu uma trajetória de sucesso na TV e esteve presente em um dos maiores sucessos da Globo: a novela Da Cor do Pecado.
Ney era casado há 29 anos com Edi Botelho e vivia uma vida longe dos holofotes. Ele não fazia questão de compartilhar intimidades nem usava suas redes sociais, paradas desde 2017.
Ney Latorraca assinou contrato vitalício com a TV Globo. A decisão foi na contramão da política adotada pela emissora, que vem interrompendo contratos longevos e firmando parcerias por obra. O ator estreou na Globo em 1975, na novela Escalada, a primeira escrita por Lauro Cesar Muniz para o horário nobre da emissora.
Ney interpretou, na ocasião, Felipe, um playboy que caiu no gosto do público. O ator consolidaria, nos anos seguintes, tipos que se tornariam antológicos na história da TV. Alguns exemplos são o Volpone, de Um Sonho a Mais” (1985); o vampiro Vlad, de Vamp (1991); e o Barbosa, do humorístico TV Pirata (1988).