ript data-cfasync="false" type="text/javascript" id="clever-core"> /* */
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,77
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025, 16:40 - A | A

04 de Fevereiro de 2025, 16h:40 A- A+

Geral / ESTAÇÕES PARADAS

Sucateamento do DAE está deixando várzea-grandenses sem água na torneira

O sucateamento da estrutura, causado pela falta de manutenção, e a falta de processos administrativos têm sido o maior desafio da atual gestão

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

As equipes do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) estão trabalhando incansavelmente para solucionar uma série de problemas que têm afetado o abastecimento em diversas regiões da cidade. Para garantir a normalização do serviço, manutenções emergenciais foram realizadas a fim de restabelecer o pleno funcionamento das Estações de Tratamento de Água (ETAs).

A atual gestão enfrenta grandes desafios devido ao sucateamento da estrutura ocasionado pela falta de manutenção ao longo dos anos, além da ausência de processos administrativos eficientes. Esses fatores resultaram em uma série de falhas que comprometem a regularidade e a continuidade do abastecimento de água para a população.

“As licitações de compra de materiais, equipamentos e serviços estão vencidas ou próximas do prazo de vencimento. A nossa equipe está trabalhando para acelerar esses processos e poder garantir que a estrutura receba os investimentos que precisa”, explica o diretor-presidente do DAE, Sandro Azambuja.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Problemas nas Estações de Tratamento em VG

Na Estação de Tratamento de Água III (ETA III) – Cristo Rei, a captação de água está completamente paralisada devido a uma falha nas bombas responsáveis por retirar água do rio Cuiabá. As equipes já iniciaram os reparos, e a previsão é de que o sistema volte a operar dentro de dois dias.

A ETA I, conhecida como ETA Velha – Ulisses Pompeu de Campos, segue inativa devido à manutenção na adutora rompida na rua Maracanã. No entanto, a expectativa é de que o abastecimento seja normalizado até o final do dia.

Já a ETA II – Júlio Campos está operando com metade da sua capacidade, pois um dos bombeadores apresentou problemas técnicos e desligou entre sábado e domingo. O equipamento será religado assim que a manutenção da adutora for concluída, permitindo que a unidade retome sua vazão plena.

Por enquanto, a ETA II está direcionando toda a sua produção para abastecer o reservatório do Morro do Urubu, garantindo o fornecimento de água ao Pronto-Socorro e Hospital Municipal de Várzea Grande (PSHMVG). 

A Estação de Tratamento de Água IV (ETA IV) – Barra do Pari/Chapéu do Sol também enfrenta dificuldades devido ao rompimento da adutora que abastece a região do Florais. Diante da complexidade do reparo, que exige equipe e material especializados, o DAE está em busca de uma empresa terceirizada para realizar a manutenção. Enquanto isso, o sistema continua operando, mas em estado de alerta.

Atualmente, a única estação em pleno funcionamento, sem intercorrências, é a ETA V – Imigrantes, garantindo o abastecimento regular das áreas atendidas pelo Sistema V.

“Estamos trabalhando com o máximo de transparência com a população. Estamos dinamizando os processos internos para abreviar prazos para reposição de peças e serviços. Vamos informar cada novo passo, inclusive emitindo novos Boletins de Abastecimento ao longo do dia. Pedimos que a população fique atenta aos canais de comunicação oficiais do DAE”, reforça o diretor-presidente.

A equipe do DAE segue monitorando a situação de perto, realizando os reparos necessários para normalizar o abastecimento em toda a cidade. A população pode acompanhar atualizações por meio dos canais oficiais do DAE e registrar reclamações pelo site ou presencialmente na unidade em frente ao Terminal André Maggi.

Furto de fiação agrava crise no abastecimento

Além dos desafios estruturais enfrentados pelo DAE-VG, o abastecimento de água em Várzea Grande tem sido prejudicado por ações criminosas. Ataques desse tipo aumentam ainda mais o sofrimento da população, dificultando a oferta regular de água.

Na madrugada desta segunda-feira (3), criminosos furtaram toda a fiação elétrica do poço 81, localizado na Avenida São Gonçalo, no bairro Jardim das Oliveiras. O crime comprometeu o abastecimento de água nos seguintes bairros: Jardim das Oliveiras, Planalto Ipiranga, Ipanema, Engordador e São João.

As equipes do DAE já estão trabalhando para restabelecer o sistema o mais rápido possível.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation