Cuiabá, 18 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,65
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Quarta-feira, 16 de Outubro de 2024, 08:00 - A | A

16 de Outubro de 2024, 08h:00 A- A+

Geral / ATENÇÃO

Trânsito no Portão do Inferno não será interrompido para obras nesta semana

Interrupções serão realizadas apenas em caso de chuva forte, seguindo protocolo de segurança para o local

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que não há previsão de interrupção no trânsito da MT-251 para a realização de obras no Portão do Inferno nesta semana.

Interrupções poderão ocorrer apenas em caso de chuvas intensas (acima de 20 mm), seguindo protocolo de segurança estabelecido para o local, como forma de minimizar os riscos.

Nestes casos, o trânsito será interrompido e só será liberado após uma vistoria técnica realizada no local. A Sinfra-MT reforça que letreiros luminosos foram colocados na rodovia avisando sobre os possíveis fechamentos provocados pela chuva.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Em relação às obras do retaludamento, a Sinfra-MT segue trabalhando neste momento no monitoramento ambiental, condicionantes exigidas pelos órgãos federais de fiscalização, como o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Rotas de desvio

Durante os períodos em que o trecho do Portão do Inferno precisar ser fechado, a MT-251 seguirá aberta para motoristas que queiram se deslocar entre Cuiabá e o balneário da Salgadeira, assim como entre Chapada dos Guimarães e a região da Mata Fria.

Haverá duas rotas para quem precisar fazer o deslocamento entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães durante os períodos de fechamento da rodovia.

A primeira delas é o caminho que sai de Cuiabá até Campo Verde, passando pela BR-163/364/070 e depois de Campo Verde até Chapada dos Guimarães pela MT-251. Este trecho é completamente asfaltado e tem uma extensão aproximada de 203 quilômetros, totalmente asfaltada.

A outra rota é seguir pela MT-251 até a rotatória com a MT-351, a estrada que dá acesso ao Lago de Manso. A partir de então, é preciso seguir por 49 km até a MT-246, que dá acesso ao Distrito de Água Fria. Chegando ao distrito, é preciso seguir pela MT-020 até Chapada dos Guimarães.

Esta rota tem aproximadamente 140 km, sendo que 33 km da MT-246 encontram-se atualmente em obras para o asfaltamento. Até o fim do ano, a expectativa é que pelo menos 25 km já estejam asfaltados, garantindo condições para o trânsito de veículos.

A obra

No local será realizado um retaludamento, que consiste na retirada do maciço rochoso da curva do Portão do Inferno e a criação de taludes, uma série de cortes que funcionam como degraus para impedir deslizamentos de terra. Com isso, a estrada será recuada em dez metros, evitando também a passagem sobre o viaduto que existe hoje. O valor da obra é de R$ 29,5 milhões.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation