SVITLANA VLASOVA
DA CNN
Grandes áreas da Ucrânia estão enfrentando apagões contínuos e de emergência, já que o país enfrenta uma capacidade histórica de baixa energia devido aos ataques russos contra infraestruturas críticas.
Quase metade da capacidade disponível da Ucrânia foi danificada ou destruída, de acordo com o CEO da Ukrenergo, Volodymyr Kudrytskyi.
“Estamos lidando com uma escala absolutamente sem precedentes de destruição. E os déficits que temos no sistema de energia agora, que nem sequer são cobertos pelas importações bastante poderosas que vêm da Europa para a Ucrânia, são precisamente o resultado dessa destruição”, disse Kudrytskyi à mídia local.
A destruição significa que a Ucrânia está enfrentando uma histórica baixa capacidade de geração de energia, disse ele, e anunciou limites de consumo de eletricidade em todas as regiões da Ucrânia.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“A principal razão para as restrições são as consequências de seis ataques de mísseis inimigos contra usinas ucranianas. Devido a danos significativos, eles não podem produzir tanta eletricidade quanto antes dos ataques”, explicou.
A Ucrânia importou energia da vizinha Polônia, Romênia e Moldávia. Também recebeu assistência de emergência da Polônia, mas Kudrytskyi alertou que essas medidas são insuficientes.