JESSIE YEUNG, PIEERE BAIRIN
DA CNN
O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou na segunda-feira (17) à noite que havia falado com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, e enfatizou a necessidade de fortes garantias de segurança para Kiev.
“Queremos uma paz sólida e duradoura na Ucrânia. Para esse fim, a Rússia deve cessar sua agressão e isso deve ser acompanhado por garantias fortes e confiáveis de segurança para os ucranianos”, escreveu Macron no X.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“Caso contrário, há o risco de que esse cessar-fogo termine como os acordos de Minsk”, acrescentou, referindo-se a dois acordos firmados em 2014 e 2015 durante um conflito no leste da Ucrânia que nunca foram totalmente implementados.
Macron comentou que a Europa continuaria trabalhando para apoiar a Ucrânia, e o continente também deve investir mais em sua própria segurança e defesa.
Os comentários vieram após repetidos apelos do governo Trump para que os aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) na Europa aumentem os gastos com defesa.