Cuiabá, 21 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024, 15:50 - A | A

21 de Outubro de 2024, 15h:50 A- A+

Polícia / EM CUIABÁ

Eleição terá reforço de quase 500 policiais e 1,7 mil câmeras do Vigia Mais MT

Nas sedes da Sesp e TRE, haverá centrais do programa Vigia Mais para acompanhar as imagens das câmeras em tempo real

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

No próximo domingo (28), durante o segundo turno das eleições municipais em Cuiabá, haverá um reforço na segurança com aproximadamente 500 policiais civis, militares e bombeiros. Além disso, o monitoramento será intensificado com 1.700 câmeras do programa Vigia Mais MT. As imagens serão acompanhadas em tempo real por centrais da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por policiais em campo e em uma central montada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em parceria com outras instituições do Gabinete de Gestão Integrada (GGI). Essas medidas visam garantir a segurança e a fiscalização durante o processo eleitoral.

O esquema de segurança para o segundo turno das eleições em Cuiabá será semelhante ao adotado no primeiro turno, em 6 de outubro. Naquela ocasião, o sistema de videomonitoramento Vigia Mais MT flagrou diversos crimes eleitorais, como o "derrame" de santinhos de candidatos em locais de votação e o transporte ilegal de eleitores. Essas imagens foram usadas como provas em investigações de inquéritos policiais. A atuação eficiente das câmeras no primeiro turno é um dos motivos para o reforço na fiscalização e segurança, assegurando que possíveis infrações eleitorais sejam identificadas e devidamente investigadas no segundo turno.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

“No primeiro turno, levamos as ruas, em todos os municípios, um plano de segurança integrando com o TRE e todas as forças policiais. Essa integração garantiu o exercício do direito ao voto em eleições tranquilas. Em Cuiabá, no segundo turno, também estamos aliando a tecnologia ao reforço de policiais e viaturas nas ruas”, diz o secretário de Segurança, coronel César Roveri.

No domingo de eleição, cerca de 1.700 câmeras de videomonitoramento serão utilizadas em escolas, ruas, avenidas e outros espaços públicos de Cuiabá para garantir a segurança durante o segundo turno. Essas câmeras fazem parte do Programa Vigia Mais MT, implementado através de parcerias entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), e diversas instituições. Entre os parceiros estão a Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL), entidades sindicais, classistas e empresas locais. Essas colaborações visam reforçar a segurança pública e garantir uma fiscalização eficaz durante o processo eleitoral.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation