Cuiabá, 01 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,18
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Sexta-feira, 27 de Dezembro de 2024, 13:40 - A | A

27 de Dezembro de 2024, 13h:40 A- A+

Polícia / CATRIMANI II

Operação inutiliza pista de pouso clandestina na região de garimpo Mucuim

Este é o quarto aeródromo interditado somente neste mês, asfixiando a capacidade logística da mineração ilegal

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Na última segunda-feira (23), o Comando Conjunto "Catrimani II" interditou mais uma pista de pouso clandestina na Terra Indígena Yanomami (TIY). Desta vez, o alvo estava localizado na região de garimpo Mucuim e o acesso das tropas ao local precisou do apoio das aeronaves UH-15 “Super Cougar” da Marinha do Brasil (MB) e HM-1 “Pantera” do Exército Brasileiro (EB). A ação teve o escopo de asfixiar a capacidade logística da mineração ilegal que atua na região.

A pista foi inutilizada por intermédio de uma operação controlada, na qual explosivos foram distribuídos ao longo de sua extensão, conforme cálculos de engenharia. Durante a ação, também foram encontrados e neutralizados um quadriciclo, aproximadamente 250 litros de combustível e uma tonelada de cassiterita, popularmente conhecida como “ouro negro”.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

As pistas de pouso clandestinas, geralmente construídas em locais estratégicos próximos às áreas de garimpo, permitem que aeronaves pequenas, como aviões e helicópteros, realizem o transporte rápido de recursos necessários à mineração ilegal. Na época de seca dos rios, quando a navegação fluvial não é possível, elas são praticamente a única forma de acesso às áreas de extração ilegal de minério.

A pista de Mucuim foi o quarto aeródromo interditado pela Operação "Catrimani II" apenas neste mês. Além dela, foram inutilizadas as pistas do Hélio, Couto Magalhães e Valmor.

A Operação "Catrimani II" é uma ação conjunta entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, em coordenação com a Casa de Governo no Estado de Roraima, em cumprimento à Portaria GM-MD N° 5.831, de 20 de dezembro de 2024, que visa agir de modo preventivo e repressivo contra o garimpo ilegal, os ilícitos transfronteiriços e os crimes ambientais na TIY.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation