Cuiabá, 21 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,09
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Terça-feira, 15 de Outubro de 2024, 07:40 - A | A

15 de Outubro de 2024, 07h:40 A- A+

Polícia / SAQUE ILÍCITO

PF, Banco Central e FEBRABAN intensificarão vigilância em saques de valores realizados no segundo turno das eleições

Açao visa combater uso ilícito de numerário no pleito do dia 27

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A Polícia Federal, o Banco Central (BC) e a Febraban divulgaram a declaração conjunta anunciado sobre as medida da intensificação das ações de vigilância, considerando eventos recentes, amplamente divulgados, envolvendo apreensões de montantes vultosos de numerários em espécie, por suspeita de compra de votos, em período que antecedeu o primeiro turno das eleições deste ano. Essas apreensões levantaram suspeitas de que o dinheiro poderia estar sendo utilizado para a compra de votos, uma prática ilícita que compromete a legitimidade das eleições.

Os órgãos envolvidos reafirmam que os procedimentos de segurança e controle já existentes continuarão sendo aplicados rigorosamente. Além disso, com a proximidade do segundo turno das eleições, marcado para 27 de outubro, essas instituições se comprometem a aumentar a fiscalização e o monitoramento sobre grandes saques de numerário, buscando impedir que esses recursos sejam desviados para fins ilícitos, como a tentativa de manipulação de eleitores.

Essa ação coordenada entre a Polícia Federal, o BC e os bancos visa garantir a transparência e a lisura do processo eleitoral, combatendo de forma efetiva qualquer prática que possa prejudicar a democracia.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

O sistema financeiro brasileiro é um dos mais modernos e inovadores do mundo, sendo inclusive, exemplo internacional. Dezenas de milhões de pessoas em todas as regiões do País realizam seus pagamentos e acessam produtos e serviços bancários. Temos um setor bancário adequadamente regulado e em consonância com as melhores práticas internacionais, incluindo os aspectos relativos à prevenção à lavagem de dinheiro.

Conforme normativos vigentes, saques de pessoas físicas e jurídicas em agências bancárias acima de R$ 50 mil necessitam de comunicação prévia e formal do cliente, com 72 horas de antecedência, bem como identificação de todas as características da transação do saque, como, por exemplo, a finalidade a que se destina. Todas essas movimentações continuarão a ser obrigatoriamente objeto de comunicação prévia dos bancos às autoridades competentes.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation