Cuiabá, 24 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,46
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Terça-feira, 24 de Setembro de 2024, 07:40 - A | A

24 de Setembro de 2024, 07h:40 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO SMISHING

PF desarticula quadrilha especializada em fraudes bancárias no DF e GO

Indivíduos presos são suspeitos de envolvimento no esquema, que utilizava a prática de "smishing", um tipo de golpe realizado via mensagens de texto para enganar vítimas e obter informações pessoais e bancárias

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta segunda-feira (23), a Polícia Federal deflagrou a Operação Smishing, com objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em fraudes bancárias eletrônicas. A ação resultou na prisão de duas pessoas durante o cumprimento de dois mandados de busca e apreensão e dois de prisão temporária em Brasília (DF) e Goiânia (GO). Os indivíduos presos são suspeitos de envolvimento no esquema, que utilizava a prática de "smishing", um tipo de golpe realizado via mensagens de texto para enganar vítimas e obter informações pessoais e bancárias.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

As investigações da Operação Smishing foram iniciadas com base em informações fornecidas pela área de segurança do Banco do Brasil. Elas revelaram que a quadrilha utilizava a técnica de smishing para aplicar golpes em todo o território nacional. Os criminosos enviavam falsas mensagens de SMS, supostamente em nome de instituições financeiras, que continham links suspeitos. Ao clicar nesses links, as vítimas, sem perceber, instalavam malwares em seus celulares. Esses programas maliciosos permitiam aos criminosos capturar credenciais bancárias e tomar controle dos dispositivos das vítimas, facilitando a realização de fraudes eletrônicas.

Até o momento, a Polícia Federal identificou 103 vítimas da organização criminosa. Os valores subtraídos das contas bancárias eram transferidos para contas de laranjas, dificultando o rastreamento do dinheiro.

Diante dos fatos, os envolvidos poderão responder pelos crimes de furto eletrônico, invasão de dispositivo eletrônico, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

A PF reforça a importância da prevenção e alerta a população para que redobre a atenção ao receber mensagens contendo links suspeitos, evitando clicar ou fornecer dados pessoais. Em caso de dúvida, entre em contato com sua instituição financeira por meio dos canais oficiais.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation