PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Desde o dia 9 de setembro, a Operação Atmosfera, liderada pela Polícia Federal, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e o IBAMA, foi lançada no município de Apuí, no Amazonas, para combater crimes ambientais, como incêndios florestais e desmatamento ilegal em terras da União. O uso de sistemas de geoprocessamento é um dos métodos utilizados para monitorar e investigar práticas ilícitas, especialmente em um momento crítico de estiagem severa no estado.
As equipes policiais estão fazendo o monitoramento da região por meio de sistemas de geoprocessamento, com o objetivo de averiguar a prática de ilícitos ambientais, principalmente nesse momento em que o Amazonas enfrenta uma estiagem severa.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Com o apoio da Força Nacional, a operação continuará sem previsão de término, focada em identificar crimes contra unidades de conservação federal e atos de resistência às fiscalizações ambientais.
O balanço das ações até o momento inclui: apreensão de 2 retroescavadeiras, 2 motosserras, 2 roçadeiras e 1 soprador; destruição de acampamentos ilegais; mais de 1.750 km percorridos pela equipe; fiscalização de 7.222 hectares de áreas degradadas e procedimentos de investigação e oitiva para a polícia judiciária.
A operação é uma resposta ao agravamento dos crimes ambientais e da degradação da Amazônia, que enfrenta grandes desafios de preservação.