PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Operação Tolerância Zero, conduzida pela Polícia Militar de Mato Grosso (PMMT), apresentou resultados expressivos em sua primeira edição, encerrada no último domingo (1º). A ação, que teve como objetivo intensificar a presença policial em todo o estado, resultou na condução de 422 pessoas suspeitas e na apreensão de 490 quilos de entorpecentes. A intensificação das ações é uma estratégia para reduzir a criminalidade no estado, com foco na prevenção e na repressão ao crime organizado.
Os dados foram divulgados pela Superintendência de Planejamento Operacional e Estatística (Spoe-PMMT) nesta segunda-feira (2), reforçando a eficácia da operação em combater o tráfico de drogas e outros crimes.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Durante a operação foram registrados 483 boletins de ocorrências e 20 Termos Circunstanciados de Ocorrência (TCO). No mesmo período, foram registradas 55 ocorrências relacionadas ao tráfico e uso ilícito de drogas. As recentes operações contra o tráfico de drogas em Mato Grosso resultaram em significativas apreensões e prisões:
- Apreensões de 20 tabletes de maconha dentro de uma BMW, em Várzea Grande, e a localização de 18 tabletes de maconha e cocaína, em uma residência abandonada de Barra do Garças.
- Em Itiquira, um casal foi preso em flagrante enquanto transportava tabletes e pacotes de maconha. Em Primavera do Leste, três homens foram detidos após a polícia desarticular um ponto de venda de drogas ligado a uma facção criminosa; no local, foram encontrados 15 tabletes de entorpecentes e armas de fogo.
No decorrer da operação, além do combate direto ao tráfico, outros resultados expressivos foram alcançados:
- Cumprimento de mandados de prisão: Quatro foragidos da Justiça foram capturados em abordagens.
- Apreensão de armas: Foram retiradas de circulação 15 armas de fogo e simulacros.
- Recuperação de veículos: Oito veículos que haviam sido roubados ou furtados foram recuperados pelas forças policiais.
Operação Tolerância Zero
A operação ocorreu simultaneamente em todos os 15 Comandos Regionais da PMMT até o dia 1º de dezembro, visando aumentar o combate às facções criminosas no Estado e garantir a ordem pública para a população.
As ações ostensivas e repressivas serão realizadas pelas equipes dos batalhões de área dos municípios e pelas unidades especializadas, por meio dos Batalhões de Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Operações Especiais (Bope), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Proteção Ambiental (BPMPA), além das unidades da Força Tática e da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio).