PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Entre 1º de janeiro e 9 de setembro de 2024, foram instaurados 14 procedimentos investigativos pelas Delegacias de Polícia em todo o Mato Grosso para apurar incêndios criminosos. Durante esse período, 16 pessoas foram detidas em flagrante por causarem incêndios em lavouras, pastagens, matas ou florestas. As prisões ocorreram em 12 municípios, incluindo Jaciara, Cuiabá, Alta Floresta e Rondonópolis.
O comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Flávio Gledson Vieira, destacou os sérios prejuízos causados pelos incêndios, tanto para o meio ambiente quanto para a saúde humana.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
“Os incêndios prejudicam não só o meio ambiente, mas também a saúde das pessoas. Os bombeiros estão sobrecarregados e com um trabalho árduo em campo, e muitas das demandas atendidas são causadas por ação humana. Estamos recebendo muitas denúncias desses crimes e os órgãos de segurança estão chegando identificando essas pessoas. Pedimos a colaboração da população para que tenha cuidado e evite qualquer tipo de queimada, principalmente nessa época do ano em que passamos por esse período de seca severa”, ponderou o comandante.
Provocar incêndio é considerado crime contra a flora e fauna, conforme o artigo 250 do Código Penal Brasileiro e o artigo 41 da Lei Ambiental nº 9.605/98.