PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A Polícia Militar de Mato Grosso iniciou, na manhã desta sexta-feira (22), a Operação Força Total - Policiais militares a serviço do Brasil. A operação foi deflagrada em todos os comandos regionais do estado e teve sua abertura oficial no Quartel do Comando Geral, em Cuiabá. A ação contou com a adesão das unidades especializadas da PM, que têm como objetivo intensificar a segurança pública e promover ações de prevenção e combate à criminalidade em diversas regiões do estado.
De acordo com o comandante do 1º Comando Regional, coronel César da Silva, a Operação Força Total em Mato Grosso contará com um efetivo de mais de 1.500 policiais militares e mais de 700 viaturas. O objetivo é realizar um intenso policiamento, com foco em abordagens e blitzes nas vias de maior movimentação, especialmente nas áreas com maior índice de criminalidade. As ações visam garantir a ordem pública e a segurança da população em todos os 142 municípios do estado.
O coronel Paulo César ressaltou que essas ações são essenciais para preservar a ordem pública e a segurança da população, com operações ostensivas, preventivas e repressivas tanto na capital quanto no interior do estado. "A Polícia Militar intensificará suas operações, garantindo a manutenção da paz e da ordem", afirmou.
O subchefe de Estado-Maior Geral, coronel José Nildo de Oliveira, destacou que a produtividade da Operação Força Total tem sido muito positiva em Mato Grosso, com resultados expressivos em termos de combate à criminalidade. Ele também ressaltou que os investimentos do Governo do Estado em segurança pública têm contribuído significativamente para o sucesso das operações.
"Em todas as operações conduzidas pela Polícia Militar, nos últimos anos, houve resultados bastante expressivos e significativos para nossa instituição, pois atualmente contamos com melhores condições de trabalho, equipamentos, armamentos e viaturas. A Operação Força Total é a continuidade de um conjunto de esforços já exercidos diariamente pela Polícia Militar em todo Estado", concluiu.
Participam da operação os Batalhões Especializados como Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), Batalhão de Operações Especiais (Bope), Regimento de Policiamento Montado (Cavalaria), Batalhão de Trânsito Urbano e Rodoviário (BPMTran), Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA), além das unidades da Força Tática e da Companhia de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (Raio) e do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer).