Cuiabá, 21 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,09
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Sexta-feira, 20 de Setembro de 2024, 12:00 - A | A

20 de Setembro de 2024, 12h:00 A- A+

Polícia / OPERAÇÃO GOTA D"ÁGUA

Vereador de VG e diretor do DAE presos em operação da PC são encaminhados para audiência de custodia; veja vídeo

A operação revelou práticas corruptas no DAE/VG, como a criação de obstáculos artificiais para a ligação de água, além de cobranças de propinas feitas por servidores

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

na manhã desta sexta-feira (20), o diretor comercial do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VC) Alessandro Macaúbas Leite de Campos e o vereador Pablo Pereira (União Brasil) foram levados para audiência de custódia como parte das investigações da Operação Gota d’Água deflagrada nesta manhã, liderada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (Deccor) da Polícia Civil de Mato Grosso, que visa combater um esquema criminoso envolvendo irregularidades na administração do DAE.

Durante a operação, foram cumpridos 123 mandados judiciais, incluindo prisões preventivas, buscas e apreensões, além da suspensão de funções públicas. Uma das principais medidas tomadas foi a intervenção imediata do município na diretoria comercial do DAE, com o objetivo de restaurar a normalidade no fornecimento de água e tratamento de esgoto, que teriam sido comprometidos pelo esquema investigado.

Entre as ordens judiciais, destacam-se 25 mandados de busca e apreensão e 11 prisões preventivas. Quinze servidores da Diretoria Comercial do DAE, um servidor da Câmara de Vereadores e um funcionário de uma empresa terceirizada foram afastados. Também houve determinação de afastamento do mandato parlamentar para um vereador.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

As investigações revelaram fraudes, incluindo a cobrança de valores indevidos por serviços que deveriam ser gratuitos, resultando em um prejuízo estimado de R$ 11,3 milhões desde 2019. Foram sequestrados seis imóveis e 26 veículos, além do bloqueio de contas dos investigados.

A operação também revelou práticas corruptas no Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), como a criação de obstáculos artificiais para a ligação de água, além de cobranças de propinas feitas por servidores. Essas ações teriam ocorrido com o conhecimento e envolvimento do diretor comercial Alessandro Macaúbas Leite de Campos, apontado como um dos líderes do esquema criminoso. O vereador Pablo Pereira (União Brasil), considerado co-líder, teria utilizado sua influência política para favorecer o grupo.

Diante dessas descobertas, foram enviadas cópias das investigações ao Ministério Público Eleitoral, com o objetivo de avaliar possíveis implicações na campanha de reeleição do vereador. A operação, que já ouviu mais de 80 testemunhas e recolheu diversos documentos, continua a apurar a extensão do esquema, visando restabelecer a legalidade no setor de abastecimento de água e tratamento de esgoto no município.

Acompanhe o vídeo do momento da prisão de Alessandro Macaúbas Leite de Campos:

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation