Cuiabá, 16 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,52
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Sábado, 07 de Setembro de 2024, 11:51 - A | A

07 de Setembro de 2024, 11h:51 A- A+

Política e Eleições / EM BRASÍLIA

7 de Setembro tem chefes dos 3 Poderes, atletas olímpicos e Zé Gotinha

Celebração tem como eixos temáticos principais vacinação, programa Mais Médicos e homenagem ao povo gaúcho

FLÁVIA SAID, DEIVID SOUZA
DO METRÓPOLES

O desfile de 7 de Setembro, realizado neste sábado (7/9), na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, reuniu os chefes dos Três Poderes, destacou a importância da vacinação e homenageou o povo gaúcho pelo enfrentamento à tragédia climática das enchentes, que deixou quase 200 mortos e 2,1 milhões de pessoas afetadas de alguma forma.

Além do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e de ministros do governo, estiveram presentes os presidentes do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, e do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), além do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).

O evento que celebra o Dia da Independência tem ao menos quatro temáticas centrais, de acordo com o governo federal. A homenagem aos gaúchos, a vacinação, o programa Mais Médicos e a presidência do Brasil no G20.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

A celebração começou por volta das 9h, com a passagem do presidente em carro aberto. O tema oficial deste ano foi “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”. Lula foi recepcionado pelos chefes das Forças Armadas e concedeu autorização para o início da solenidade.

A celebração cívico-militar teve a apresentação de membros das Forças Armadas juntamente com veículos da defesa nacional. Um dos destaques foi a apresentação da Esquadrilha da Fumaça.

O evento também contou com 500 estudantes de escolas públicas do Distrito Federal. Eles levaram as bandeiras de todas as 27 unidades da Federação e fizeram alusão aos principais temas do desfile.

Ausências

Uma das ausências importantes no desfile foi a da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco. Ela esteve com Lula na sexta-feira (6/9) para conversar sobre as denúncias de assédio sexual contra o ex-ministro dos Direitos Humanos Silvio Almeida. Ela é uma das pessoas que teriam sido vítimas do ex-ministro de Lula.

Na quinta-feira (5/9), a coluna do Guilherme Amado revelou que Almeida foi denunciado à organização Me Too Brasil por suposto assédio sexual contra mulheres.

A primeira-dama Janja também não participou da cerimônia. Ela foi convidada por Mozha bin Nasser al-Missned, xeica do Catar, para participar da 5ª Celebração do Dia Internacional para Proteger a Educação de Ataques, no Catar. A informação foi confirmada pela assessoria do Palácio do Planalto.

A esposa do presidente Lula estará no painel Educação em Perigo: O Custo Humano da Guerra, a ser realizado no dia 9 de setembro, em Doha. Janja aceitou o convite para discursar no evento.

A visita ao país asiático vai durar dois dias. Na ocasião, Janja também vai participar de reuniões bilaterais e visitar uma escola para crianças refugiadas.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, não compareceu ao desfile. No entanto, ele foi representado pelo secretário-executivo da pasta, Dario Durigan.

Ao final do desfile, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, fez uma avaliação sobre o contexto de acomodação das divergências entre os poderes. “Foi uma cerimônia muito bonita, com a presença dos três poderes, demonstrando que o país vive a mais plena institucional. Um bom momento para a nacionalidade.”

Autoridades

Estiverem presentes na cerimônia:

  • Presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso

  • Ministros do STF Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Gilmar Mendes

  • Vice-presidente da República, Geraldo Alckmin

  • Ministros do governo Ricardo Lewandowski (Segurança Pública e Justiça), Simone Tebet (Planejamento), José Múcio Monteiro (Defesa), Alexandre Padilha (Secretaria de Relações Institucionais), Margareth Menezes (Cultura), Juscelino Filho (Comunicações), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Silveira (Minas e Energia), Waldez Góes (Integração e do Desenvolvimento Regional), Márcio Macêdo (Secretaria-Geral) e Paulo Pimenta (Extraordinário do Rio Grande do Sul),  Renan Filho (Transportes), Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), Camilo Santana (Educação), Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Carlos Lupi (Previdência Social), Wellington Dias (Desenvolvimento e Assistência Social), Nísia Trindade (Saúde), Marcio França (Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte), Esther Dweck (Gestão e da Inovação em Serviços Públicos e Direitos Humanos, como interina), Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), André Fufuca (Esporte), Jáder Filho (Cidades), André de Paula (Pesca e Aquicultura), Cida Gonçalves (Mulheres), Marcos Amaro (Gabinete de Segurança Institucional da Presidência), Laércio Portela (Secretaria de Comunicação Social),  Vinicius Carvalho

  • Advogado-geral da União, Jorge Messias

  • Controlador-geral da União, Vinicius Carvalho

  • Presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco

  • Líder do governo no Senado, senador Jaques Wagner

  • Diretor-geral da Polícia Federal, Andrei Rodrigues

  • Governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ibaneis Rocha (Distrito Federal)

Atletas olímpicos também marcam presença no evento. Entre eles, está o marchador Caio Bonfim, medalhista de prata nas Olimpíadas de Paris, neste ano.

Muitos dos atletas olímpicos brasileiros são integrantes do programa de alto rendimento do Exército.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation