ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O site Ranking dos Políticos divulgou atualização sobre o desempenho dos parlamentares no Congresso Nacional. Entre os deputados federais por Mato Grosso, a maior nota foi dada a Abilio Brunini, que recebeu 8,17 em uma escala de 0 a 10.
Para o cálculo da nota são avaliados itens como as votações que o parlamentar participou, seus gastos, a economia de verbas, se é "ficha limpa", atuação em frente parlamentar, propostas legislativas relevantes, utilização de benefícios privilegiados, entre outros.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Eleito com mais de 87 mil votos, Abílio contou mais pontos em quesitos como anticorrupção, já que não possui condenações judiciais, economia de verbas, presenças em sessões e votação antiprivilégios dos parlamentares.
Entre os deputados federais de Mato Grosso, do melhor para o pior a classificação foi de Abilio Brunini, Juarez Costa (MDB), Gisela Simona (União), Coronel Assis (União), Nelson Barbudo (PL), Emanuelzinho (MDB), Coronel Fernanda (PL) e José Medeiros (PL).
Sobre o Ranking dos Políticos
Desde 2016, o Ranking dos Políticos tem sido uma referência nacional ao reconhecer práticas legislativas que promovem a ética, a eficiência e o compromisso com o interesse público. O processo de avaliação é baseado em critérios objetivos e utiliza dados oficiais de fontes como Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunais de Justiça. Os pilares da análise incluem o combate à corrupção, aos privilégios e ao desperdício, promovendo um ambiente político mais eficiente e transparente. A plataforma, fundada em 2011, já acumulou mais de 20 milhões de visualizações, consolidando-se como uma ferramenta essencial de educação cívica.