Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,06
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 20 de Agosto de 2024, 13:40 - A | A

20 de Agosto de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / TROCA DE STAFF

Emanuel Pinheiro nomeia ex-chefe de gabinete como titular da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá

A movimentação no staff de Emanuel Pinheiro foi publicada na Gazeta Municipal desta segunda-feira (19)

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), nomeou o ex-chefe de gabinete, Antônio Monreal Neto,  como titular da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) na última sexta-feira (16). Considerado o homem de "extrema confiança" , Neto está nomeado no cargo de Gestão Direção e Assessoramento de Assessor Executivo (CGDA 5) da Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá (Semob).

Neto estava afastado da gestão desde 2021, quando foi um dos alvos da Operação Capistrum. À época, foram cumpridos mandados de busca, apreensão e sequestro de bens de Monreal Neto. Ele chegou a ser preso acusado de obstrução à Justiça.

A movimentação no staff de Emanuel Pinheiro foi publicada na Gazeta Municipal desta segunda-feira (19). O editorial contém uma verdadeira "dança das cadeiras" no alto escalão do Executivo. O prefeito, primeiro, nomeia Carlos Roberto Ribeiro de Miranda à chefia de gabinete, porém, ele não ficará no cargo. 

A nomeação, com data retroativa de 16 de agosto, ocorre após decisão judicial, que permitiu o retorno de Monreal Neto, desde que não ocupasse nenhum cargo na Secretaria de Governo do município. "O Prefeito Municipal de Cuiabá-(MT), no uso de suas atribuições legais, RESOLVE: NOMEAR, ANTONIO MONREAL NETO, para exercer o cargo de Gestão Direção e Assessoramento de Assessor Executivo, Símbolo CGDA 5, na Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, a partir de 16/08/2024", cita a nomeação.   

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Logo em seguida, Neto é exonerado do gabinete para ser nomeado à Semob. Ewerton Rodrigo Souza Silva é exonerado da secretaria-adjunta da Semob para Michel Diniz de Paula assumir o seu lugar. Por último, Ewerton é anunciado como chefe de gabinete.

Antônio Monreal Neto, que só retornou a um cargo público na Capital por força de uma habeas corpus, que revogou seu afastamento da administração municipal, foi preso no dia 19 de outubro de 2021 por interferir na investigação do Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado (Gaeco), durante a Operação Capistrum, que investigou irregularidades em contratações e pagamentos na área da Saúde de Cuiabá. Em razão do esquema, Emanuel Pinheiro foi afastado da prefeitura por mais de um mês, sob determinação judicial.

Três dias depois, Neto foi solto com a determinação de utilizar tornozeleira eletrônica, proibição de ir à Secretaria Municipal de Saúde ou qualquer outra unidade de saúde do município de Cuiabá, assim como também à sede da Prefeitura e aos demais locais descentralizados onde funcionam órgãos da administração do referido município. Ele também foi proibido de manter contato com servidores da administração pública municipal, além das testemunhas.

Na decisão, o desembargador suspendeu o exercício de função pública ou de atividade de natureza econômica ou financeira, recolhimento domiciliar no período noturno e nos dias de folga. Em  seguida,o Monreal chegou de correr o risco de voltar à prisão  por ter supostamente descumprido a medida cautelar e descumpriu a ordem de não frequentar o o paço municipal.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation