ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O governador Mauro Mendes (União Brasil) defendeu nesta quinta-feira (25) a proposta de instalar ar-condicionado nas penitenciárias para incentivar que as pessoas encarceradas trabalhem. A medida foi anunciada durante visita à Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May. Confira o vídeo completo no final desta matéria.
Mauro Mendes autorizou a Secretaria de Administração Penitenciária a instalar aparelhos de ar-condicionado nas celas de detentos que trabalham nas penitenciárias de Mato Grosso. Um estudo está sendo realizado para essa implantação.
Segundo o gestor, os presidiários já representam um custo elevado para o Estado sem trabalhar, mas poderiam dar ao menos algum retorno à sociedade.
“Nós vamos estimular todos a trabalhar. Um preso custa R$ 4.000 dormindo o dia inteiro. É isso que vocês querem? Se ele trabalhar, ele vai produzir muito para a sociedade e para o estado. Nós não podemos ser medíocres só para um viés. Nós temos que colocar aqueles sujeitos lá dentro para trabalhar. Mudem a lei e obriguem eles a trabalhar. Enquanto a lei não é mudada, eu tenho que criar estímulos para que eles trabalhem e custem menos para o cidadão e para a sociedade”, disse durante coletiva de imprensa.
O chefe do Executivo Estadual acredita que o "conforto térmico" influencia diretamente na produtividade dos presos. “Mudem a lei e obriguem eles a trabalhar. Enquanto a lei não é mudada, eu tenho que criar estímulos para que eles trabalhem e custem menos para o cidadão e para a sociedade”, concluiu.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
De acordo com o secretário-adjunto de Administração Penitenciária de Mato Grosso, Jean Carlos Gonçalves, a medida não valerá para todos os reeducandos, mas somente para aqueles que trabalham, estudam e que tenham bom comportamento.
A expectativa do governo é que a medida estimule os detentos a trabalhar para conseguirem ter acesso a condições melhores enquanto pagam pelos crimes que cometeram.
O Secretário-Adjunto de Administração Penitenciaria de Mato Grosso, Jean Carlos Gonçalves afirmou que os presos que trabalham terão direito a regalia de poderem usufruir do uso de aparelhos de ar-condicionado em suas celas, medida já autorizada pelo governador Mauro Mendes.
Segundo o secretário, garantir “meritocracia” para detentos que trabalham e estarão em ala separada dos demais presos.
“A gente vai fazer um estudo para beneficiar esses presos que estão inseridos em mãos de obra para terem um ambiente melhor dentro do cárcere. Fazer uma ala separada, para os presos trabalhadores”, argumentou o secretário-adjunto.
Ao ser questionado sobre o aumento nos custos de energia devido as novas instalações realizadas para os aparelhos, Jean Carlos classificou que o gasto será mínimo, muito pequeno se for comparado aos gastos que já existem com o uso de climatizadores e ventiladores usados atualmente.
“Esse gasto de energia é ínfimo porque hoje nós temos climatizadores que não têm a eficiência que um ar-condicionado e gasta mais. Então o governador estabeleceu um protocolo para operacionalizar essa determinação dele”. finalizou Secretário-Adjunto de Administração Penitenciaria de MT.
Divulgação