ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O deputado estadual Max Russi (PSB) é eleito presidente da Assembleia Legislativa para o biênio 2025-2026. Ele, que atualmente é 1º secretário, assume o comando da Casa de Leis em 1º de fevereiro do próximo ano. Durante a sessão, apenas uma chapa registrou candidatura, composta por 10 homens, e eleita por unanimidade.
A primeira-secretaria, segundo cargo mais importante do Legislativa, ficou o deputado Dr. João (MDB). Após intensas articulações e reviravoltas ao longo das discussões para formação de uma chapa única, o parlamentar do MDB foi o nome de consenso para a função.
Max Russi substituirá Eduardo Botelho (União Brasil), que vinha de quatro mandatos consecutivos à frente da Assembleia. Atualmente de Mato Grosso, Botelho é candidato a prefeitura de Cuiabá.
Durante a sessão, apenas uma chapa registrou candidatura, composta por 10 homens, e eleita por unanimidade. Ficou definido que o presidente é o deputado Max Russi (PSB) e o primeiro secretário, o deputado Dr. João (MDB).
O Partido dos Trabalhadores (PT) ficou de fora da composição da Mesa Diretora. Segundo o deputado estadual Valdir Barranco (PT), ele não aceitou o cargo, porque não compactua com a violência que, segundo ele, foi feita contra a deputada Janaína Riva (MDB). Para ele, houve interferência para que ela não fosse a primeira secretária, um dos cargos mais importantes da composição da Mesa.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Além de Max e Dr. João, a próxima Mesa Diretora é composta por Júlio Campos (1º vice-presidente), Gilberto Cattani (2º vice-presidente), Wilson Santos (3º vice-presidente), Paulo Araújo (2º secretário), Diego Guimarães (3° secretário), Elizeu Nascimento (4º secretário), Fábio Tardin – “Fabinho” (5º secretário) e Juca do Guaraná (6º secretário).
O novo presidente da Mesa Diretora, Max Russi, negou que houve qualquer tipo de interferência e que a deputada Janaína Riva retirou o nome da composição. Ao ser questionada, a parlarmentar informou que se não houvesse interferências externas, ela seria a primeira secretária.
Mesa Diretora
Projeto está pautado no reequilíbrio das finanças e manutenção dos serviços. O órgão que comanda todas as atividades administrativas e parlamentares da ALMT é chamado Mesa Diretora.
Ela é composta por três deputados (presidente, primeiro e segundo secretários), eleitos em voto aberto por seus colegas parlamentares. A escolha desses dirigentes e de seus substitutos ocorre de dois em dois anos.