ript data-cfasync="false" type="text/javascript" id="clever-core"> /* */
Cuiabá, 05 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,77
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 04 de Fevereiro de 2025, 13:40 - A | A

04 de Fevereiro de 2025, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / PROJETO TÉCNICO

Ministros Carlos Fávaro e Camilo Santana se reúnem para tratar sobre o projeto de instalação de UFMT em Lucas do Rio Verde

Lucas do Rio Verde se prepara para se tornar um grande polo logístico, com o entroncamento de duas ferrovias no município nos sentidos norte-sul e leste-oeste, além de estar no epicentro da produção de grãos e concentrar as principais usinas de etanol de

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

“Os últimos passos estão sendo tomados e o sonho de uma universidade federal em Lucas do Rio Verde está muito mais próximo do que a gente possa estar prevendo”, avisou o senador licenciado e ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, após reunião com o ministro da Educação, Camilo Santana, o prefeito de Lucas do Rio Verde, Miguel Vaz e a reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), professora Marluce Silva, nesta segunda-feira (03), em Brasília. 

Amplamente debatido com a sociedade luverdense, o projeto de instalação de um campus da UFMT no município passou pelos crivos técnicos da Universidade e segue em análise no Ministério da Educação (MEC). A proposta prevê a oferta de cinco cursos superiores em Lucas do Rio Verde. 

“O projeto está de acordo com as nossas expectativas e com a capacidade de expansão da UFMT”, afirmou a reitora. 

O prefeito lembrou que Lucas do Rio Verde ficou em primeiro lugar, entre todas as cidades brasileiras, na geração de empregos no ano de 2024. Atualmente, o município conta com 25 mil estudantes matriculados até o ensino médio, indicando a alta demanda por qualificação na região que pode atender a uma demanda de até 600 mil habitantes. 

De acordo com o Mapa do Trabalho Industrial, elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), Mato Grosso tem uma demanda de qualificação de 315 mil profissionais entre 2025 e 2027, sendo que a logística e transporte terá uma demanda de 85 mil profissionais qualificados, conforme o estudo. Lucas do Rio Verde se prepara para se tornar um grande polo logístico, com o entroncamento de duas ferrovias no município nos sentidos norte-sul e leste-oeste, além de estar no epicentro da produção de grãos e concentrar as principais usinas de etanol de milho. 

Além disso, a agropecuária deve demandar cerca de 36 mil profissionais qualificados para atuação na mecanização agrícola, florestal, extrativista, entre outros. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

“Esta é uma virada de chave, um marco histórico para a região toda”, comemorou o prefeito. Ele ainda destacou as próximas etapas do processo. “Temos muito trabalho e muitas discussões ainda, mas estamos muito otimistas com relação ao nosso grande sonho que é a implantação da Universidade Federal em Lucas do Rio Verde”, completou. 

O ministro Camilo Santana recebeu o projeto e informou que o MEC fará as análises necessárias para a viabilização da proposta. 

Também participaram da reunião o senador Wellington Fagundes, o vice-prefeito de Lucas do Rio Verde, Joci Piccini; a secretária de Educação do município, Elaine Lovatel e a pró-reitora da UFMT, Luciane Gomes e a ex-deputada federal, professora Rosa Neide.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation