Cuiabá, 21 de Dezembro de 2024
DÓLAR: R$ 6,09
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Quinta-feira, 10 de Outubro de 2024, 13:40 - A | A

10 de Outubro de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / FORTALECIMENTO DA BASE BOLSONARISTA

PL conquista principais prefeituras e projeta Fagundes disputar o Governo de Mato Grosso e Medeiros no Senado em 2026

Esses resultados não apenas destacam o crescimento do PL, mas também evidenciam uma mudança nas dinâmicas políticas de Mato Grosso, onde novas figuras de direita parecem estar se consolidando como uma alternativa viável para os eleitores

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O Partido Liberal (PL) alcançou um marco significativo nas eleições de 2024 em Mato Grosso, emergindo como o partido mais votado nas principais cidades do estado. As vitórias nas prefeituras de Várzea Grande, Rondonópolis e Sinop refletem uma mudança nas preferências tradicionais do eleitorado mato-grossense e um fortalecimento da nova direita na política local.

Foto: Divulgação

ABILIO, FLÁVIA E CLAUDIO

 

Em Cuiabá, Abilio Brunini derrotou Eduardo Botelho (União) e foi para o 2º turno em primeiro lugar. O resultado surpreende não apenas pelo avanço de Lúdio Cabral, mas também pela derrota de Botelho, que contava com o apoio do governador Mauro Mendes (UB) e era amplamente visto como a principal promessa para vencer o pleito de 2024. Com 100% das urnas apuradas, a capital mato-grossense assistiu a uma virada histórica, que redefine o cenário político local

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Em Várzea Grande, Flávia Moretti (PL) foi eleita prefeita, obtendo 50,54% dos votos válidos, totalizando 68.760 sufrágios. Flávia desbancou Kalil Baracat (MDB), que era considerado um candidato forte e parte do tradicionalismo político da Família Campos. Essa vitória solidifica a presença do PL na região metropolitana de Cuiabá.

Rondonópolis também viu o crescimento do PL com a eleição de Claudio Ferreira, que obteve 45,74% dos votos com 100% das urnas apuradas. Ele superou Thiago Silva (MDB) e Paulo José (PSB), que receberam 33,14% e 21,12% dos votos, respectivamente. Essa vitória reforça o PL como uma força dominante na cidade.

Em Sinop, o partido continuou a triunfar com a eleição de Roberto Dorner, que alcançou impressionantes 68,41% dos votos, frente a Mirtes da Transterra, que obteve 31,59%. Com 100% das seções apuradas, a vitória de Dorner sinaliza um apoio robusto ao PL na região Norte do estado.

Esses resultados não apenas destacam o crescimento do PL, mas também evidenciam uma mudança nas dinâmicas políticas de Mato Grosso, onde novas figuras de direita parecem estar se consolidando como uma alternativa viável para os eleitores. O eleitorado está cada vez mais engajado e disposto a apoiar candidatos que prometem renovação frente aos candidatos tradicionais.

FORTALECIMENTO PARA 2026

Em entrevista coletiva no comitê eleitoral de Abilio Brunini logo após a confirmação do 2º turno em Cuiabá, o presidente do PL, Ananias Filho, afirma que o resultado das eleições municipais podem pavimentar uma candidatura da sigla para a eleição de 2026. Ananias, inclusive, "lançou" o senador Wellington Fagundes (PL) ao Governo do Estado.

"Temos o senador Wellington, que já colocou a disposição para 2026. Os resultados apontam que o PL está bem posicionado", frisou Ananias, que citou também que o deputado federal José Medeiros deve disputar o Senado.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation