Cuiabá, 21 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,02
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Terça-feira, 21 de Janeiro de 2025, 12:15 - A | A

21 de Janeiro de 2025, 12h:15 A- A+

Política e Eleições / DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Prefeitura de Várzea Grande recebe caminhão baú refrigerado do Governo de MT para apoiar a agricultura familiar

Município recebeu na segunda-feira (20), da SEAF, um caminhão baú refrigerado, que servirá para o transporte de produtos perecíveis como hortaliças, frutas, carnes e queijos, garantindo a preservação da qualidade dos alimentos até a comercialização

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Nesta segunda-feira (20), a prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti, participou de um evento para receber um caminhão baú refrigerado, que foi cedido pelo governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura Familiar (SEAF), através do Termo de Cessão de Uso de dois anos. Em seu discurso, a prefeita destacou que a agricultura familiar será uma das prioridades de sua gestão, com o objetivo de impulsionar e fortalecer o setor no município. 

“Este é só o começo. A agricultura familiar precisa sair de uma situação limitada e ganhar mais estrutura e capacitação. Vamos promover feiras itinerantes pelo município para aproximar os produtos da população, fortalecer a economia local e gerar mais oportunidades para os agricultores”, afirmou a prefeita.

Moretti ressaltou que cuidará da agricultura familiar com carinho capacitando não apenas os agricultores, mas também suas famílias: "A agricultura familiar é um pilar essencial para o desenvolvimento de Várzea Grande, e com a parceria do governo do Estado, queremos garantir que os pequenos produtores tenham o apoio necessário para crescer, se capacitar e alcançar novos mercados. Além disso, nossa missão é capacitar não apenas os agricultores, mas também suas famílias e filhos, para que possam contribuir de maneira mais técnica e qualificada, até mesmo no agronegócio e áreas financeiras, garantindo a sustentabilidade e o fortalecimento dessa produção no longo prazo", destacou a prefeita.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Distribuição dos alimentos

Foto: Matheus Guimarães/Secom VG

WhatsApp Image 2025-01-21 at 11.57.53.jpeg

O caminhão ficará sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) e ficará sob a gestão da Cooperativa de Comercialização de Agricultores Familiares de Economia Solidária e Extrativismo da Baixada Cuiabana (Coopeveg), com sede em Várzea Grande, até 31 de dezembro de 2027.

O veículo será utilizado prioritariamente para atender aos programas municipais de agricultura familiar, com foco na distribuição de alimentos para feiras, escolas e entidades assistenciais. O caminhão será essencial no transporte de produtos perecíveis, como hortaliças, frutas, carnes e queijos, assegurando que a qualidade dos alimentos seja preservada até o momento da comercialização.

Essa iniciativa tem como objetivo aumentar a competitividade dos produtos da agricultura familiar no mercado local, além de reduzir desperdícios e otimizar o escoamento da produção. Vale destacar que uma parte significativa da produção local é destinada à alimentação escolar das escolas municipais.

Segundo a secretária de Estado de Agricultura Familiar, Andreia Fujioka, o papel da prefeitura de Várzea Grande no monitoramento da utilização do caminhão, para assegurar que o equipamento cumpra seu objetivo de beneficiar a agricultura familiar local. “A prefeitura será responsável por acompanhar o uso do caminhão e garantir que ele seja utilizado de forma eficaz na distribuição de alimentos, como é o propósito deste equipamento. A parceria entre o Estado e o município é fundamental para o sucesso deste projeto”, explicou.

O secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Ricardo Costa Amorim, afirmou que o caminhão contribuirá diretamente para o escoamento eficiente da produção agrícola. Ele destacou a importância de oferecer suporte aos pequenos produtores, permitindo que eles acessem mercados com mais qualidade e competitividade.

“Várzea Grande é um município basicamente urbano, mas com uma área significativa para a agricultura familiar. Esse caminhão vai garantir a entrega de alimentos de qualidade, preservando os produtos durante o transporte e facilitando o acesso aos mercados”, disse o secretário.

O presidente da Coopeveg, Laudêncio Bispo Evangelista da Silva explicou que a cooperativa, composta por 107 cooperados, tem como um dos principais focos a distribuição de alimentos para a alimentação escolar. “O caminhão será fundamental para a coleta e distribuição dos nossos produtos, como melão, melancia, abóbora, quiabo e folhas, garantindo que eles cheguem com qualidade para as escolas e outras entidades”, afirmou.

Também prestigiaram a entrega o diretor-presidente da Empresa Mato-grossense de Extensão Rural (Empaer-MT), Suelme Fernandes, e, o presidente da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM-MT), Leonardo Bortolin.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation