Cuiabá, 12 de Fevereiro de 2025
DÓLAR: R$ 5,76
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Terça-feira, 11 de Fevereiro de 2025, 07:45 - A | A

11 de Fevereiro de 2025, 07h:45 A- A+

Geral / COMBATE ÀS ARBOVIROSES

Quatro unidades de saúde de Várzea Grande passam a atender em horário estendido até às 21 horas

As UBSs dos bairros Cristo Rei, 24 de Dezembro, Marajoara e Jardim Glória agora funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, sem interrupções, e nos sábados das 7h às 17 horas

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Desde a última quarta-feira (5), quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) em Várzea Grande passaram a atender com horário estendido. As UBSs dos bairros Cristo Rei, 24 de Dezembro, Marajoara e Jardim Glória agora funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, sem interrupções. E começou no sábado (8) os atendimentos das 7h às 17 horas.

A ampliação do atendimento nas UBSs de Várzea Grande foi implementada pela prefeita Flávia Moretti com objetivo de descentralizar os atendimentos de casos suspeitos de arboviroses, evitando a superlotação das UPAs. Além disso, o funcionamento até as 21h durante a semana e aos sábados das 7h às 17h nos próximos 60 dias permite que trabalhadores tenham mais facilidade para buscar atendimento.

"Nos próximos 60 dias, as unidades [UBSs] estarão abertas das 7h às 17h também no sábado. Você que trabalha o dia todo e nao pode vir antes das 17 horas, não se preocupe. As equipes de saúde familiar de Várzea Grande também estão funcionando até às 21 horas de segunda a sexta-feira. Então, se você mora no Cristo Rei, Marajoara, 24 de Dezembro ou Jardim Glória, e está com suspeita de dengue, zica ou Chikungunya, não precisa ir para UPA, agora você tem atendimento estendido", anunciou a prefeita de Várzea Grande.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL

Neste primeiro sábado (8), por exemplo, foram realizados ao todo 542 atendimentos. Já no período das 17h às 21 horas, entre os dias 3 a 7 de fevereiro, foram registrados 791 atendimentos.

De acordo com o superintendente da Atenção Primária, Márcio Frederico de Macedo Arruda, a decisão de estender o atendimento durante a semana das 7h às 21h e aos sábados das 7h às 17 h, visa reforçar e ampliar ainda mais os atendimentos voltados ao enfrentamento das arboviroses: dengue, zika e chikungunya no município, e ao mesmo tempo, uma forma de diminuir a procura às UPAs.

“Sabemos que muitos trabalhadores não conseguem procurar as unidades de saúde durante o expediente de trabalho e com o horário estendido durante a semana e aos sábados, eles podem buscar o posto médico mais próximo de sua residência e ter atendimento”, destacou o superintendente.

Márcio Frederico destaca ainda que os moradores dos bairros onde as UBS estão com horários estendidos devem contribuir com a multiplicação das informações, para que todos saibam dos novos horários. “É importante que os moradores dessas regiões nos ajudemm a divulgar essa informação e mais pessoas possam buscar as unidades de saúde, sem prejudicar o seu horário de trabalho”.

E ele reforça que a medida é para os atendimentos da arboviroses “justamente para conter o avanço da doença e os efeitos nas pessoas”.

Já a secretária Deisi Bocalon disse que decisão de ampliar os serviços, durante o sábado -  foi tomada na noite de sexta-feira (7) - com base no monitoramento constante da situação epidemiológica do Município.

“A resposta precisa ser ágil e eficiente, como determinou a prefeita Flávia Moretti. Com essa ampliação, reforçamos a Atenção Primária, que é a porta de entrada do sistema, assim, com essa segunda ampliação, garantimos um atendimento mais próximo e acessível para a população”, concluiu a secretária.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation