Cuiabá, 21 de Outubro de 2024
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Política e Eleições Segunda-feira, 21 de Outubro de 2024, 13:40 - A | A

21 de Outubro de 2024, 13h:40 A- A+

Política e Eleições / ECONOMIA GLOBAL

Sob presidência brasileira, G20 conclui discussões sobre comércio e investimentos

Nesta segunda (21) e terça-feira (22), o GT de Comércio e Investimento realiza reunião técnica; na quinta-feira (24), ocorre a reunião de ministros de Comércio do G20

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

Brasília será palco de intensas reuniões sobre temas relativos ao comércio e aos investimentos entre os membros do G20 nesta semana. Entre os dias 21 e 24 de outubro, representantes das principais economias do mundo se reunirão na capital federal para discutir temas cruciais para a economia global.

O ponto alto do encontro será a reunião ministerial, marcada para o dia 24, quando ministros de Comércio dos membros do G20 e convidados encerrarão discussões que vêm sendo feitas ao longo do ano sobre quatro temas prioritários: comércio e desenvolvimento sustentável; mulheres e comércio internacional; desenvolvimento sustentável em acordos de investimento; e reforma da Organização Mundial do Comércio (OMC).

A expectativa é que a reunião resulte em um documento com os consensos alcançados, que será levado à Cúpula do G20, em novembro.

Antecedendo a reunião ministerial, o grupo de trabalho de Comércio e Investimentos fará sua última reunião técnica sob a presidência brasileira nesta segunda e terça-feira (21 e 22/10). Coordenam o grupo os ministérios do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) e Relações Exteriores (MRE).

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Serão 37 países representados nas reuniões desta semana. No total, mais de 200 delegados de membros do G20, países e organizações internacionais convidados participarão das discussões.

Já estão confirmados nomes como o Comissário de Comércio da União Europeia, Valdis Dombrovskis; a Representante para o Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai; o Negociador Chefe para Temas Comerciais da China, Wang Shouwen; e a Diretora-Geral da Organização Mundial do Comércio, Ngozi Okonjo-Iweala.

Entre a reunião técnica e a reunião ministerial, também estão previstas várias reuniões bilaterais entre representantes dos países na quarta-feira (23).

Temas prioritários

Entre as pautas prioritárias, a mais desafiadora  busca estabelecer uma ligação sólida entre comércio e desenvolvimento sustentável. O Brasil propõe que membros do G20 adotem um conjunto de princípios que devem orientar a elaboração e a implementação de medidas de desenvolvimento sustentável relacionadas ao comércio internacional.

Embora haja divergências entre os países, o grupo aceitou discutir a formulação dos princípios, em reunião realizada em junho, e vem trabalhando neste documento. A expectativa é sua conclusão ao longo desta semana.

No tema do desenvolvimento sustentável em acordos de investimento, o grupo deve recepcionar, como documento referência para os países, um estudo encomendado pela presidência brasileira à Unctad (Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento) que mapeia cláusulas de desenvolvimento sustentável e facilitação de investimentos em acordos internacionais de investimento (IIAs).

Outro ponto importante em discussão é a promoção da participação das mulheres no comércio internacional. Pela primeira vez, o G20 tratou esse tema como uma prioridade independente. Durante o ano, os membros compartilharam iniciativas em curso em seus países e propuseram um "Compêndio de Boas Práticas do G20 para Aumentar a Participação das Mulheres no Comércio Internacional". O objetivo é que esse documento sirva como guia para os países interessados em remover barreiras e aumentar a inclusão feminina no comércio global.

No que se refere à OMC, o grupo deve reforçar o consenso em relação à reforma da instituição e ao fortalecimento do sistema multilateral, com foco na promoção de um comércio justo e sustentável.

Programação

21 e 22 de outubro - Reunião do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimentos do G20

23 de outubro – Reuniões bilaterais

24 de outubro – Reunião de Ministros do Comércio e Investimentos do G20

25 de outubro – Cúpula do B20, em São Paulo, com a presença de Ministros e lideranças empresariais dos países do G20.

As reuniões de 21 a 24 de outubro ocorrerão na sede do G20 em Brasília, no prédio do Serpro Regional.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation