PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A partir de março, Cuiabá dará um passo significativo na ampliação do saneamento básico com o início das obras da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Sul.
O projeto, conduzido pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, terá capacidade inicial para tratar 60 litros de esgoto por segundo, beneficiando aproximadamente 42 mil pessoas na primeira etapa.
Localizada no bairro Loteamento Jardim dos Pinheiros, a ETE Sul atenderá 20 bairros da região Sul, contemplando mais de 12.500 economias, entre residências e comércios.
"Essa obra é um marco para o saneamento básico em Cuiabá. Estamos investindo em infraestrutura moderna e eficiente para melhorar a qualidade de vida da população e proteger o meio ambiente," afirma Leonardo Menna, diretor-geral da Águas Cuiabá.
A nova estação será equipada com a tecnologia Moving Bed Biofilm Reactor (MBBR), um sistema avançado que utiliza biomídias móveis para otimizar a degradação da matéria orgânica e aprimorar o tratamento biológico do esgoto.
Esse método alia eficiência no uso do espaço a uma alta capacidade de remoção de matéria orgânica e nutrientes, garantindo que o efluente tratado seja devolvido à natureza dentro dos padrões ambientais exigidos.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: O fato news - FTNBRASIL
Com previsão de expansão para atender até 180 litros por segundo em etapas futuras, a ETE Sul representa um avanço significativo na infraestrutura sanitária de Cuiabá, promovendo saúde, qualidade de vida e sustentabilidade para milhares de cuiabanos. A previsão é que as obras sejam concluídas em julho de 2026.
Os bairros atendidos pela unidade incluem: Condomínio Residencial Garça Branca, Condomínio Residencial Ipê Amarelo, Condomínio Residencial Tuiuiú, Jardim das Oliveiras, Jardim Presidente II, Loteamento Parque Bela Conquista, Parque Cuiabá, Parque Residencial Coxipó, Residencial Altos Do Parque I, Residencial Altos Do Parque II, Residencial Altos Do Parque III, Residencial Altos do São Gonçalo, Residencial Novo Parque, Residencial Santa Terezinha, Residencial Santa Terezinha I, Residencial Santa Terezinha II, São Gonçalo I, São Gonçalo II, São Gonçalo III e Residencial Itapajé.