Cuiabá, 20 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,04
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Cidades Segunda-feira, 20 de Janeiro de 2025, 14:55 - A | A

20 de Janeiro de 2025, 14h:55 A- A+

Cidades /

Prefeitura organiza mutirão de limpeza para conter avanço da Dengue em Cáceres

Na última sexta-feira (17), a Prefeitura de Cáceres, em resposta ao aumento dos casos suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Chikungunya e Zika, intensificou as ações de combate ao mosquito

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Na última sexta-feira (17), a Prefeitura de Cáceres, em resposta ao aumento dos casos suspeitos de doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como Dengue, Chikungunya e Zika, intensificou as ações de combate ao mosquito. Com a chegada do período chuvoso, a situação se torna mais crítica, o que levou à realização de uma reunião liderada pelo vice-prefeito Luiz Landim. Durante o encontro, foram planejadas ações emergenciais, incluindo um mutirão de limpeza que abrangerá imóveis públicos e particulares na cidade, com o objetivo de eliminar focos do mosquito e prevenir o avanço das arboviroses.

"A maior parte dos criadouros está em residências, principalmente em objetos e recipientes que acumulam água parada. Diante do aumento de casos suspeitos, precisamos agir rápido e com eficiência para eliminar esses focos", enfatizou Landim.

De acordo com o secretário de Saúde, Cláudio Donatoni, a grande maioria dos focos do mosquito estão em depósitos móveis, como baldes, bebedouros de animais e vasos de plantas, além de resíduos como recipientes plásticos, latas e entulhos. Reservatórios de água baixos também figuram entre os principais criadouros. "Esses dados reforçam a importância da conscientização e do engajamento da população na eliminação desses potenciais criadouros", destacou Donatoni.

O técnico em Vigilância e Saúde, Josué Alcântara, explicou que os agentes de combate a endemias intensificam as ações de bloqueio, em áreas com maior probabilidade de focos do mosquito. "O mutirão será essencial para a coleta de lixo que serve de criadouro, priorizando os bairros com os maiores índices de infestação", detalhou Alcântara.

A Prefeitura reforça que o sucesso no enfrentamento da Dengue depende do engajamento de toda a comunidade. É fundamental que os moradores eliminem possíveis criadouros em suas residências e participem ativamente das ações promovidas.

"Estamos em um momento crítico. O Brasil enfrenta um cenário preocupante, e somente com a colaboração de todos conseguiremos reverter essa situação e proteger a saúde da nossa população", ressaltou o secretário de Assuntos Estratégicos, Jeremias Pereira Leite.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation