Cuiabá, 04 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,18
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Quarta-feira, 01 de Janeiro de 2025, 15:14 - A | A

01 de Janeiro de 2025, 15h:14 A- A+

Destaque / NOVA GESTÃO

Abilio Brunini é empossado como prefeito de Cuiabá e afirma fazer o melhor para o município

“Não sou salvador da pátria, nem do município. Mas vou estar sempre tentando fazer o melhor para o município", declarou o prefeito Abilio durante posse nesta quarta-feira (1)

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Abilio Brunini tomou posse como prefeito de Cuiabá na tarde desta quarta-feira (1), em uma solenidade realizada na Câmara Municipal. A cerimônia também marcou a posse de sua esposa, Samantha Íris (PL), como vereadora da Capital, junto com os outros 26 vereadores eleitos. O evento oficializou o início do mandato de Abilio, que governará a cidade pelos próximos quatro anos (2025-2028). Mais tarde, às 18h, será realizado um evento simbólico no Palácio Alencastro para a tradicional troca de faixa, marcando a transição formal do cargo de chefe do Executivo municipal.

Em seu discurso de posse, Abilio Brunini fez referência ao período em que enfrentou o processo de cassação como vereador em 2019, um momento marcante de sua trajetória política. Ele destacou que essa decisão foi posteriormente derrubada pela Justiça, o que reforçou sua determinação e resiliência na política.

"Esse lugar [a Câmara] já foi de muitas dores, mas também de muitas alegrias. Nesse ponto onde estou [o púlpito], me defendi diante dos meus opositores. Disse que não tinha vindo para ficar aqui, mas para arrancar os que aqui estavam. Fato é que daqueles, apenas quatro sobraram. O tempo e o povo corrigem as coisas."

  Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

"Julgaram as contas de um prefeito com tantos escândalos de corrupção na gestão, protegeram um prefeito que deixa o salário do servidor sem pagar, passando dificuldade no fim do ano", completou Abilio.

O novo prefeito de Cuiabá também destacou a importância da colaboração entre os poderes e reafirmou seu compromisso com a população cuiabana. "Estou muito orgulhoso. Quero dizer para os que querem fazer oposição que a escolha é de cada um. Eu vou reconhecer a independência dessa Casa, que deve e vai reconhecer a independência do Executivo", declarou.

Abilio argumentou que harmonia não significa submissão e pediu foco no bem-estar do povo:"Harmonia não significa submissão, temos que trabalhar juntos, não por mim, mas por Cuiabá. Pensem no povo, não em mim. Eu passarei, já passei por aqui, vou passar pela prefeitura, mas uma vida que se perde por conta de má gestão é uma marca irreparável."

"Não sou salvador da pátria, nem do município. Vou acertar e errar, mas vou estar sempre tentando fazer o melhor para o município. Por fim, quero dizer que vou administrar em parceria com a Câmara, continuarei visitando a Casa de Leis sempre que puder e levando o mesmo estilo, de visitas às UPAs e unidades da prefeitura."

Por fim, Abilio deixou uma mensagem de coragem e determinação. "O recado que deixo hoje: todos passam de poder, ocupem o seu espaço, não existe espaço vazio. Sempre que o mau gritar, fique firme e se posicione. Não recue diante do mau, enfrente com a gente."

Posse dos vereadores 

Dos 27 vereadores eleitos para a Câmara Municipal de Cuiabá, 14 assumiram o mandato pela primeira vez, enquanto os outros 13 foram reeleitos. A nova legislatura destaca-se pela pluralidade partidária e pelo avanço na representatividade feminina, com oito mulheres eleitas.

A sessão, conduzida pela vereadora mais votada da capital, Samantha Iris (PL), que recebeu 7.460 votos, e também é esposa do prefeito eleito Abilio Brunini (PL). O legislador Eduardo Magalhães (Republicanos) fez uma oração no início da sessão pedindo sabedoria aos colegas e proteção a Deus.

Acompanhe os vereadores que tomaram posse na Câmara Municipal de Cuiabá:

Adevair Cabral (Solidariedade)

Alex Rodrigues (PV)

Baixinha Giraldelli (Solidariedade)

Cezinha Nascimento (União)

Chico 2000 (PL)

Daniel Monteiro (Republicanos)

Demilson Nogueira (PP)

Dilemario Alencar (União)

Dídimo Vovô (PSB)

Dra Mara (Pode)

Eduardo Magalhães (Republicanos)

Ilde Taques (PSB)

Jefferson Siqueira (PSD)

Kassio Coelho (Pode)

Katiuscia (PSB)

Marcus Brito Jr (PV)

Marcrean Santos (MDB)

Maria Avalone (PSDB)

Mario Nadaf (PV)

Maysa Leão (Republicanos)

Michellly Alencar (União)

Paula Calil (PL)

Policial Federal Rafael Ranalli (PL)

Samantha Iris (PL)

Sargento Joelson (PSB)

T. Coronel Dias (Cidadania)

Wilson Kero Kero (PMB)

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation