PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Depois de 36 dias de aflição e lutas, agora os pais e mais de 1500 alunos das redes municipais de ensino do 6° ao 9° ano do fundamental podem ficar tranquilos. A pedido do Prefeito Emanuel Pinheiro, nesta última quinta-feira (16), a Secretaria Municipal da Educação de Cuiabá anunciou as mudanças de alguns pontos referente ao redimensionamento nas unidades educacionais Senador Darcy Ribeiro, Profª Maria Dimpina Lobo Duarte e Prof° Ranulpho Paes de Barros. A revisão desses pontos trouxe alívio para os pais e alunos que estavam preocupados com as mudanças nas escolas, principalmente devido a distância.
De acordo com o documento divulgado pela Secretaria Municipal da Educação, uma das mudanças revistas foi a transferência dos estudantes da EMEB Senador Darcy Ribeiro do 6° ano para a Escola Estadual Padre Firmo Pinto Duarte Filho, localizado no residêncial Marechal Cândido Rondon, e os alunos do 7° ao 9° ano que seriam remanejados para escolas localizadas no bairro Pedra 90.
Agora, essa transferência não será mais realizada, garantindo a continuidade dos estudos dos alunos na mesma escola. A EMEB Senador Darcy Ribeiro terá gestões compartilhadas, onde o Estado assumirá no mesmo prédio as turmas do 6° ao 9° ano, no período vespertino, até a construção de uma unidade da rede estadual. Continuando da responsabilidade da rede municipal as séries iniciais no período matutino.
Além disso, as mudanças relacionadas à EMEB Professora Maria Dimpina Lobo Duarte também foram revistas. Inicialmente, iria contemplar apenas alunos do 4° e 5° anos do fundamental e cerca de 360 alunos do 6° ao 9° ano seriam transferidos para uma unidade de ensino estadual. No entanto, a escola dará terminalidade das turmas do ensino fundamental das séries finais 7°,8° e 9° anos, permitindo que esses alunos permaneçam na mesma escola.
E a EMEB Prof° Ranulpho Paes de Barros continuará o atendimento de todo Ensino Fundamental no ano de 2024, aguardando a reforma e adequação necessárias do prédio da EMEB Tancredo Neves pelo Estado.
Também ficando assegurado que os estudantes da EMEB Moacir Gratidiano que farão 6° ano em 2024 serão encaminhados para Escola Estadual Souza Bandeira e Hermelinda de Figueiredo.
Com essas mudanças revistas, os pais e alunos agora podem ficar tranquilos e focar no desenvolvimento educacional sem preocupações com mudanças abruptas nas unidades escolares. A Secretaria Municipal da Educação reforçou o compromisso com a qualidade do ensino e a garantia da permanência dos estudantes em seus locais de estudo.
Apoio da OAB
O presidente da Comissão de Ações Comunitárias da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso, Cristiano Nogueira, conhecido popularmente por Tuca Nogueira, esteve a todo momento acompanhando, prestando apoio aos pais dos alunos das escolas Maria Dimpina Lobo Duarte e Senador Darcy Ribeiro e a favor do redimensionamento gradativo até 2027.
"Redimensionamento na Educação. Havia grandes prejuízos para mães, país e alunos em Cuiabá. Fomos a luta, dialogamos e conseguimos juntos com os pais essa vitória. Mais de 1500 crianças serão mantidas nas suas escolas. Parabéns a todas as crianças que terão seus direitos de acesso à Educação mantidos", disse Cristiano Nogueira.
Na tarde desta sexta-feira (17), o presidente da comissão esteve presente na EMEB Senador Darcy Ribeiro, Professora Maria Dimpina Lobo Duarte e Prof° Ranulpho Paes de Barros e conversou com os pais, coordenadores e diretores das instituições de ensino.
"Um dia muito feliz para todos os pais. Decisão mantida, depois de mais de 36 dias de angústia, de dor e aflição. Quero parabenizar todos os pais que estiveram na luta, desde o manifesto, na busca pelas secretarias, defensoria, OAB. Todos os orgãos juntos conseguiu ter esse resultado, que é o direito da criança de estudar próxima da casa. Vale a pena a luta", declara Cristiano.
Jaqueline Coelho, mãe de dois alunos do EMEB Senador Darcy Ribeiro, que esteve presente nas manifestações, lutando pelos direitos dos alunos, agradeceu a presença e dedicação de Tuca Nogueira.
"Queremos agradecer a vocês, que desde o momento que a gente procurou, pela Defensoria e Comissão da OAB, queremos agradecer em nome de todos os pais e desse 620 alunos [da escola Senador Darcy Ribeiro]. Pela participação junto conosco e pela colaboração", agradeceu Jaqueline Coelho.
Emocionada, Tatiane Lima, que também esteve na luta para manter os alunos nas escola, declarou estar aliviada e agradecida pelos esforços de Tuca Nogueiro.
"Quero agradecer principalmente a você Tuca, que em nenhum momento você virou as costas para a gente. Toda vez que precisamos, você estava conosco. Hoje a nossa vitória foi através de você", disse Tatiane.
Reprodução: Montagem

Na próxima terça (21), quarta (22) e quinta-feira (23), os gestores das escolas citadas estarão se reunindo com as comunidades escolares para informarem sobre a nova organização do redimensionamento e rematrículas.
Entenda melhor o caso
A Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá estará realizando o redimensionamento entre algumas escolas, para o ano de 2024. Sendo que, será da competência do Município: a Educação Infantil e Educação Básica do 1° ao 5° ano. E o Estado ficará responsável pelas turmas do 6° ao 9° ano do fundamental ao Ensino Médio. Lembrando que o processo teve início em 2016, de forma gradual, finalizando este ano com a conclusão nas últimas unidades educacionais que atendem do 6° ao 9° ano do fundamental.
A notícia do redimensionamento não foi bem recebidas pelos pais dos alunos das escolas municipais Professora Maria Dimpina Lobo Duarte e Senador Darcy Ribeiro. A falta de diálogo e participação da comunidade escolar no processo acabou casando bastante descontentamento.
Na semana passada, pais manifestam contra redimensionamento para outras unidades escolares em Cuiabá, centenas de pais foram para frente da escola Maria Dimpina para denunciar o redimensionamento compulsório, sem o envolvimento da comunidade escolar no processo.
Os pais defendem que o redimensionamento seja feito até 2027, realizado de forma gradativa, para que os alunos possam terminar os estudos na mesma unidade. Com a mudança, a escola Maria Dimpina irá contemplar apenas alunos do 4° e 5° anos do fundamental e cerca de 360 alunos do 6° ao 9° ano serão transferidos uma unidade de ensino estadual.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Alvaro Osmar Bublitz 19/11/2023
Há expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas. Queira, por gentileza, refazer o seu comentário
1 comentários