Cuiabá, 26 de Abril de 2025
DÓLAR: R$ 5,69
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Polícia Sábado, 26 de Abril de 2025, 12:07 - A | A

26 de Abril de 2025, 12h:07 A- A+

Polícia / EM PONTES E LACERDA

Clínica veterinária é interdita após operação flagrar insalubridade, remédios vencidos e criadouros do Aedes Aegypti

A Polícia Civil instaurou procedimento investigativo para apurar o possível cometimento de crime ambiental no local

DA REDAÇÃO

A Polícia Civil interditou em ação integrada, na quinta-feira (24), uma clínica veterinária no município de Pontes e Lacerda (a 448 km de Cuiabá), por irregularidades no funcionamento do estabelecimento.

Participaram  também da ação integrada o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Mato Grosso e a Vigilância Sanitária Municipal de Pontes e Lacerda.

A ação realizada pela Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema) integra a Operação Sansão, que busca combater o crime de maus-tratos de animais domésticos.

Durante fiscalização no estabelecimento, as equipes identificaram diversas irregularidades, como insalubridade, comércio de medicamentos vencidos e atendimentos médicos veterinários sem licenciamento. Representantes do Conselho Regional de Medicina Veterinária também reprovaram todos os itens de adequações do local.

Já a Vigilância Sanitária Municipal constatou proliferação de mosquitos, com muitos locais servindo como criadouros, fato que corroborou com o aumento significativo de moradores do entorno infectados com a doença chikungunya.

A Polícia Civil instaurou procedimento investigativo para apurar o possível cometimento de crime ambiental no local.

Operação Sansão

Desenvolvida desde 2022 pela Dema, a Operação Sansão já apurou mais de 2 mil denúncias de maus-tratos de animais domésticos apuradas pela especializada.

Nome da operação

O nome Sansão faz referência ao cachorro da raça pitbull, que teve suas patas traseiras arrancadas por agressores com o uso de um facão, em junho de 2020 no Estado de Minas Gerais.

Com ajuda de uma prótese desenvolvida em Denver, nos Estados Unidos, e doado pela associação de proteção animal Patas Para Você, o cachorro começou a andar novamente.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation