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Destaque / ESCOLA LIXO ZERO

Escolas municipais de Cuiabá recebem selo por boas práticas na destinação correta dos resíduos

Duas unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá receberam o Prêmio Lixo Zero na categoria educação

DA REDAÇÃO

Duas unidades educacionais da rede pública municipal de Cuiabá receberam o Prêmio Lixo Zero na categoria educação. A Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Vereador Paulo Borges de Campos, localizada no Jardim Industriário I, na grande Coxipó, foi a primeira colocada em Mato Grosso. Já a EMEB Professora Guilhermina de Figueiredo, situada no bairro Carumbé, também foi premiada. Os selos e certificados foram entregues na semana passada por Jean Peliciari, diretor da Teoria Verde e consultor Lixo Zero em Cuiabá, com a presença da secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar, além da equipe gestora, professores, profissionais da educação e estudantes.

Esta é a 7.ª Edição do Prêmio Lixo Zero, criado pelo Instituto Lixo Zero Brasil especificamente para o segmento escolar. Este ano, 27 escolas públicas de Mato Grosso participaram da iniciativa que visa obter o máximo de aproveitamento e a correta destinação dos resíduos recicláveis e orgânicos, além da redução ou o fim do encaminhamento destes materiais para os aterros sanitários eou para incineração, explicou Jean Pelicari. E foi justamente nesse requisito que a EMEB Vereador Paulo Borges de Campos se destacou. A unidade educacional, conseguiu o engajamento de toda a comunidade escolar, obteve o selo azul, o maior da premiação pelas boas práticas e alcançou o maior índice, de 93% de resíduos deixados de serem encaminhados para aterro sanitário ou queima (somente 7% dos resíduos produzidos pela unidade são encaminhados para o aterro sanitário).

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“O Lixo Zero conecta as pessoas e mostra que é possível fazer diferente. O instituto lançou essa certificação para as escolas, visando criar uma nova consciência ambiental pautada na sustentabilidade e, a certificação prova as boas práticas ambientais e encaminhamento dos resíduos corretamente. Nas escolas esse projeto envolve toda a comunidade. As escolas passam por treinamento, envolvendo os profissionais e os pais recebem orientação, reverberando para toda a comunidade”, explicou Jean Pelicari ressaltando que esse é um primeiro passo e a conquista das escolas que participaram mostra que a Educação está no caminho certo.

A diretora da EMEB Vereador Paulo de Campos Borges, Larissa Luzia Ferreira Bastos Viollanova salientou que a implantação do Projeto Lixo Zero traz uma nova dinâmica às unidades escolares, que contagia todos e se reflete nas famílias. A criança, naturalmente, acaba levando os novos conhecimentos e as novas práticas para dentro de casa e isso traz reflexos positivos sensibilizando para   uma nova forma de viver, com muito mais cuidado com o descarte de resíduos. “É uma desconstrução de hábitos e precisa do envolvimento de todos. Tivemos muita informação e vivências na escola. As   crianças e servidores se apropriaram dessas informações e passaram a entender a importância disso na vida deles e no ambiente escolar. É um desafio, mas a prática é gratificante”, disse Larissa Luzia.

Ana Flávia de Almeida Cunha, estudante do 5º ano da unidade falou sobre as atividades desenvolvidas com o projeto, em especial a separação dos resíduos para a compostagem. “Foi muito bom, nossa escola ficou em primeiro lugar, e isso é muito importante”, salientou.  

A diretora da EMEB Professora Guilhermina de Figueiredo Lindnalva da Silva Gomes contou que o projeto na unidade também envolveu todos os estudantes e servidores que receberam orientações  sobre a coleta seletiva,  desperdício do alimento, cuidados e uso racional da água,  a troca das lixeiras por residuais de papel. “Dentro da escola observamos  mudanças na limpeza, as salas estão mais  organizadas; resíduos como as casquinha de lápis passaram a ser  depositada em vasos de plantas  e juntamente com os servidores realizamos a separação do lixos para compostagens”, disse Lindnalva.

A secretária-adjunta de Educação, Débora Marques Vilar parabenizou estudantes e profissionais envolvidos. “É fundamental incluirmos a sustentabilidade na rotina das unidades educacionais. Fico feliz em saber que estamos plantando essa semente para garantir que as próximas gerações possam desfrutar de um ambiente saudável”, destacou.

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