Cuiabá, 15 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,02
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Destaque Quarta-feira, 15 de Janeiro de 2025, 16:15 - A | A

15 de Janeiro de 2025, 16h:15 A- A+

Destaque / VEJA VÍDEO

Prefeito suspende atendimento em Centro de Reabilitação do Planalto após forro do prédio desabar e estar em más condições de uso

"Um levantamento será feito para verificar quais unidades de saúde poderão atender idosos e crianças que necessitam dos serviços de saúde. Nossas medidas serão pautadas pela eficiência e economicidade", explicou Abilio.

ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

O prefeito Abilio Brunini (PL) determinou a suspensão das atividades no Centro Especializado de Reabilitação II (CER), situado no bairro Planalto, que alagou em virtude das fortes chuvas desta semana. O forro do local desabou e demais utensílios e móveis se deterioraram em virtude da chuva.

Por conta do efeito das fortes chuvas registradas nos últimos dias, uma parte do teto de gesso desabou na madrugada desta terça-feira (14), impossibilitando o atendimento pelos profissionais da saúde. 

O prefeito Abilio Brunini  e a Secretaria Municipal de Saúde, dra. Lucia Helena Barboza Sampaio, compareceram ao local e dialogaram com os servidores públicos.
Em vídeos postados nos stories do Instagram, Brunini aparece andando pelo local que está em ruínas conforme as imagens. Em uma das legendas dos vídeos ele chega a afirmar que: “Vamos buscar solução para não deixar quem precise desamparado”.

O prefeito determinou que a equipe técnica da saúde avalie quais medidas emergenciais poderão ser adotadas para não prejudicar pacientes.

"Um levantamento será feito para verificar quais unidades de saúde poderão atender idosos e crianças que necessitam dos serviços de saúde. Nossas medidas serão pautadas pela eficiência e economicidade", explicou Abilio. 

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

Nos vídeos é possível ver que o mofo encobriu boa parte do teto do local, materiais utilizados para fisioterapia na unidade também foram atingidos pela água, além do chão que no momento da visita do prefeito estava empoçado.

A fisioterapeuta Jessica Gonçalves, responsável técnica da unidade de saúde, informou que desde novembro encaminhou ofícios para a Secretaria Municipal de Saúde cobrando providências a respeito da infiltração de água de chuva no local. Porém, não houve nenhum retorno. "Houve uma negligência que está devidamente comprovada por meio de documentos", revelou.

A secretária Municipal de Saúde explicou que o prédio que abriga o Centro Especializado de Reabilitação (CER II) é atualmente locado. Por conta das falhas estruturais, o contrato de locação não será mais mantido.

As medidas administrativas para não prejudicar pacientes e retirar móveis já foram providenciadas. 

"Os danos são irreparáveis. Não tem como aproveitar o prédio. A laje está comprometida. Mesmo que troque a parte do telhado vai ficar um ambiente perigoso aos médicos e pacientes. Vamos tomar uma solução a partir da análise das fichas dos pacientes para realocá-los em outras unidades de atendimento", pontua Lúcia Helena.

Por meio de nota, a prefeitura afirmou que a unidade passará por relocação e por enquanto os atendimentos ficarão suspensos por motivos de segurança.

Ainda conforme o comunicado, já nos primeiros dias de gestão, o prefeito já havia encaminhado um engenheiro até o local para avaliar a estrutura do prédio que no momento está em condições ainda piores devido às chuvas.



Confira a nota na íntegra:

Nota à Imprensa
A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que: o Centro Especializado de Reabilitação (CER) passa por uma situação delicada em relação à infraestrutura da nossa unidade. O prédio atual, onde atendemos pacientes com sequelas e redução de mobilidade, encontra-se em condições precárias, com o forro cedendo em diversos pontos, o que representa riscos à segurança de todos.

Na primeira semana de nossa gestão, o prefeito enviou um engenheiro ao local para realizar um levantamento detalhado da situação. Após a avaliação técnica do setor de obras, foi decidido que a unidade será realocada. Essa decisão foi tomada considerando que o prédio atual, é alugado, e encontra-se em ruínas e que a responsabilidade pela manutenção física é do locatário, o que não vinha sendo cumprido.

Diante dessa situação, os atendimentos precisarão ser temporariamente suspensos por alguns dias, até que a unidade esteja devidamente instalada no novo local. Ressaltamos que essa medida é essencial para garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes e profissionais.

Agradecemos pela compreensão e reforçamos nosso compromisso em restabelecer os atendimentos o mais breve possível, em um ambiente mais seguro e adequado para todos.

Fotos: Rennan Oliveira

CENTRO DE REABILITAÇÃO

 

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation