PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
A concessionária Águas Cuiabá apresentou nesta terça-feira (10) o balanço de suas atividades em 2024, destacando avanços no saneamento básico e novos investimentos programados para 2025. Com concessão plena de água e esgoto desde 2012, a empresa atende atualmente cerca de 650 mil pessoas na capital mato-grossense.
Durante a apresentação do diretor geral da Águas Cuiabá, Leonardo Menna e da diretora operacional Julie Campbel, foram discutidos os resultados obtidos ao longo do ano, incluindo a ampliação do acesso aos serviços de saneamento e melhorias na infraestrutura. Além disso, a concessionária apresentou os investimentos planejados para o próximo ano, que visam aumentar a eficiência do sistema, expandir a cobertura de atendimento e assegurar a sustentabilidade no fornecimento de água e tratamento de esgoto.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
Desde que a Iguá Saneamento assumiu a gestão da Águas Cuiabá em 2017, até novembro de 2024, foram investidos R$ 1,28 bilhões no sistema de abastecimento de água da capital mato-grossense. Esses investimentos possibilitaram a implementação de 107 quilômetros de rede de água e a conquista de 100% de cobertura de abastecimento em áreas regularizadas.
No mesmo período foram destinados R$ 753 milhões para o sistema de esgotamento sanitário da capital. Esse montante permitiu a implantação de 510 quilômetros de rede de esgoto, alcançando 91% de cobertura em áreas regularizadas.
Todos esses recursos foram direcionados para modernizar e expandir a infraestrutura, assegurando a universalização do acesso à água tratada em regiões regulamentadas, também reforçando o compromisso com a ampliação do acesso ao tratamento de esgoto, contribuindo para a saúde pública e a preservação ambiental.
A Iguá Saneamento é uma das principais empresas brasileiras no setor de saneamento, especializada na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas (PPP). Ela está presente em 19 municípios de cinco estados: Alagoas (AL), Mato Grosso (MT), Paraná (PR), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP), atendendo quase 3 milhões de pessoas.
Em setembro de 2024, a Iguá conquistou importantes vitórias no setor, ao vencer o leilão de concessão parcial dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário de Sergipe, um contrato que abrange 74 municípios do estado. Além disso, a empresa arrematou o lote 3 no leilão da PPP da Companhia Estadual de Saneamento do Paraná (Sanepar), para operar em 28 municípios da região Oeste do Paraná.
Foto: Janaina Inês
Segundo o diretor-geral da Águas Cuiabá, a estratégia da Iguá Saneamento é "100% técnica", focada em garantir um serviço de alta qualidade para a população. Ele destacou que a concessionária trabalha com custo otimizado, visando reduzir os impactos financeiros para os consumidores enquanto mantém a eficiência e a confiabilidade das operações.
A Águas Cuiabá tem promovido importantes entregas para aprimorar o saneamento da capital mato-grossense. Entre as ações realizadas até o momento, destacam-se:
Redes coletoras de esgoto: Implantação no entorno da Praça Popular e no bairro Santa Helena.
Rede de água: Expansão no bairro Jonas Pinheiro III.
Boosters: Construção de dois equipamentos nos bairros Boa Esperança e Shangrilá, para melhorar a pressão e o fornecimento de água.
Estações elevatórias de esgoto (EEE): Construção de 10 unidades para garantir a eficiência no transporte de esgoto.
Descomissionamento de fossas: Eliminação de 14 fossas, promovendo maior segurança sanitária e ambiental.
Setorização no Nova Esperança: Organização da rede para melhorar a distribuição de água.
Redimensionamento do conjunto moto-bomba: Modernização do equipamento no reservatório do Bosque da Saúde.
Substituição de inversores: Atualização tecnológica na captação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Central.
Inportande destacar que a Águas Cuiabá também realiza a remoção diária de 14 toneladas de carga orgânica dos rios Cuiabá e Coxipó. Essa iniciativa é parte dos esforços da concessionária para proteger os recursos hídricos da região e minimizar os impactos da poluição, contribuindo diretamente para a saúde ambiental e a qualidade da água.