Cuiabá, 07 de Setembro de 2024
DÓLAR: R$ 5,60
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Terça-feira, 23 de Julho de 2024, 16:40 - A | A

23 de Julho de 2024, 16h:40 A- A+

Geral / OPERAÇÃO PANTANAL 2024

Com seis focos ativos, incêndios no Pantanal estão se intensificando devido a condições climáticas extremas

Atualmente são seis focos ativos de incêndios nas regiões do Rabicho, Porto da Manga, Paiaguás, Maracangalha, além de outros nos municípios de Bodoquena e Bonito, todos no Mato Grosso do Sul

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

Os incêndios florestais no Pantanal em Mato Grosso do Sul voltaram a se intensificar recentemente devido às condições climáticas adversas, incluindo altas temperaturas, baixa umidade relativa do ar e ventos fortes, que são fatores críticos na propagação do fogo. Atualmente, há seis focos ativos de incêndios em várias regiões do bioma, como Rabicho, Porto da Manga, Paiaguás, e Maracangalha. Além disso, municípios como Bodoquena e Bonito também estão sendo afetados. Outras áreas sob monitoramento incluem a estrada Parque de Piraputanga e regiões próximas a Coxim.

As ações de controle e extinção dos incêndios florestais no Pantanal, como parte da temporada de incêndios de 2024, completaram 112 dias nesta segunda-feira (22). O combate às chamas é realizado por terra, ar e água, com uma operação abrangente e coordenada que envolve várias entidades e forças.

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) está à frente das operações, recebendo apoio da Força Nacional, das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica), além de agentes do Ibama, ICMBio e brigadistas do PrevFogo. Essa colaboração multissetorial é crucial para enfrentar a complexidade e a escala dos incêndios no bioma do Pantanal.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo linkFTN BRASIL

“Este momento é de troca de guarnições, e a gente precisa se preocupar com tudo. Na parte de logística, devido à dificuldade de acesso no terreno, a gente providencia alimentação, água, material de higiene, para que os militares tenham condições de trabalho nos locais. Principalmente nas bases avançadas, pois as dificuldades são extremas. A gente organiza os matérias enviados aos locais onde as guarnições ficam preparadas para combater os incêndios”, explicou a tenente-coronel Tatiane Inoue, diretora de Proteção Ambiental do Corpo de Bombeiros Militar, responsável pelo monitoramento e ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso do Sul. 

O início da semana foi marcado por condições climáticas extremas no Pantanal, o que eleva o risco de incêndios e a rapidez da propagação das chamas. A ausência de chuva aliada a baixa umidade relativa do ar, que ontem ficou em apenas 19%, além da temperatura com picos acima de 33°C e rajadas de vento que chegam a 24 km/h.

As operações de combate aos incêndios florestais foram intensificadas, com continuidade de serviços iniciados no fim de semana e com foco no monitoramento e rescaldo das áreas já queimadas. Com as condições climáticas adversas, o trabalho de combate tem esforço concentrando no controle das chamas em áreas remanescentes e prevenção de novas ocorrências.

Na região do Rabicho, próximo ao Rio Paraguai, o enfrentamento ao fogo é realizado a mais de 120 horas. No início da noite de ontem, as equipes recuaram para avaliar a situação, após encontrarem dificuldades de progressão na área, que foi comprometida devido à baixa visibilidade e rápida propagação das chamas.

Na estrada Parque de Piraputanga, a rápida atuação da equipe do Corpo de Bombeiros em vários princípios de incêndios, conseguiu impedir a propagação das chamas no entorno da via. Com isso a área efetivamente atingida é de apenas poucos metros quadrados.

Nesta semana, o trabalho de combate aos incêndios florestais no Pantanal em Mato Grosso do Sul receberá um reforço significativo. Aproximadamente 40 bombeiros militares de Goiás, Paraná e São Paulo estão previstos para chegar ao estado a partir desta terça-feira (23). Além disso, há expectativa de que bombeiros dos estados da Paraíba, Sergipe, Rondônia e Pará também sejam enviados para colaborar nas ações.

Álbum de fotos

Foto: Álvaro Rezende

Foto: Álvaro Rezende

Foto: Álvaro Rezende

Foto: Álvaro Rezende

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation