Cuiabá, 17 de Janeiro de 2025
DÓLAR: R$ 6,07
FTN Brasil | Jornal de Verdade

Geral Sexta-feira, 17 de Janeiro de 2025, 16:40 - A | A

17 de Janeiro de 2025, 16h:40 A- A+

Geral / PARCERIA

Corpo de Bombeiros de MT adere a programa norte-americano de resposta a desastres

Primeiros passos da parceria serão capacitações e treinamentos, incluindo simulações práticas

DA REDAÇÃO

O Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT) formalizou a adesão ao Programa Regional de Assistência a Desastres, do Escritório de Assistência Humanitária, da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (RDAP BHA/USAID).  A agência governamental americana lidera os esforços de desenvolvimento internacional e assistência humanitária aos países parceiros. 

A parceria foi oficializada pelo comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Flávio Glêdson Vieira Bezerra, e pelo consultor especialista em Gestão de Riscos de Desastres para o Brasil do Programa Regional de Assistência Humanitária, coronel RR Paulo José Barbosa de Souza, durante uma reunião de apresentação do programa, em Cuiabá.

O consultor, coronel RR BM Paulo José, explicou que, neste primeiro momento, a parceria iniciará com a capacitação de militares do CBMMT e agências de resposta indicadas para prepararem-se e responderem de forma eficaz a desastres naturais e crises humanitárias. Serão ofertados programas de treinamento técnico, como planejamento de emergências, gestão de riscos e operações de resposta. Também, na sequência, serão promovidas simulações práticas e oficinas para melhorar a coordenação e a eficácia das respostas a desastres.

O objetivo central é assegurar que os bombeiros militares estejam devidamente capacitados e estrategicamente preparados para enfrentar os desafios operacionais com maior eficácia e eficiência, conforme destacado pelo consultor.

“A parceria foi firmada sem nenhum custo para a instituição ou para o Estado. Nosso interesse é que, quanto mais os países estejam preparados para lidar com desastres, melhor será para o mundo todo. Por isso, estamos oferecendo essas expertises e possibilidades que temos junto ao Programa Regional de Assistência aos Desastres - RDAP/BHA/USAID à corporação”, destacou.

Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL 

Para o comandante-geral, a parceria contribuirá significativamente para fortalecer as ações já realizadas pela corporação em prevenção, preparação e resposta a desastres no estado, alinhando-se às melhores práticas internacionais.

“Buscamos um desenvolvimento técnico, principalmente, e a captação de recursos por meio dessa parceria com a agência americana, que visa a mitigar as consequências de desastres, reduzir sofrimentos e salvar vidas. O Programa RDAP BHA/USAID traz a expertise de atuação em grandes crises e grandes desastres, e queremos absorver isso, não somente na parte técnica, mas também como um canal de troca de experiências. É uma grande oportunidade para nós”, afirmou o coronel.

A adesão ao programa permitirá que a corporação tenha acesso a capacitação, intercâmbios técnicos e fóruns, simulacros e exercícios de mobilização, além de assistência técnica, treinamentos avançados, ferramentas modernas e maior integração com outras instituições de resposta a desastres em nível internacional.

Comente esta notícia

Esse est et proident pariatur exercitation