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Empresa Locar descumpre plano emergencial de coleta apresentado à prefeitura de Cuiabá; veja documentos

Em nota à imprensa, a Locar informou que está executando o Plano Emergencial de maneira organizada e não há fundamento para falar em descumprimento, uma vez que o prazo até 31 de janeiro, estipulado entre as partes ainda está em vigor

PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO

A empresa Locar Saneamento Ambiental não está cumprindo adequadamente suas obrigações, mesmo após notificações formais e um compromisso em reunião com o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, no dia 6 de janeiro. As falhas na coleta de resíduos são diárias, afetando bairros de forma parcial ou deixando alguns sem atendimento. Além disso, a situação mais crítica estão regiões oeste e norte da cidade, bem como nos distritos, conforme os relatórios da Limpurb. Acompanhe no final da matéria os documentos de notificação.

O diretor-geral da Limpurb, Reginaldo Teixeira, destacou que, apesar da implementação do plano emergencial há 21 dias, os resultados continuam insatisfatórios. Ele ressaltou que, embora houvesse um grande acúmulo de lixo nas ruas no início de janeiro, a operação não tem sido eficiente o suficiente para resolver o problema.

“É fato que, no início de janeiro, havia um grande acúmulo de lixo nas ruas. No entanto, já se passaram 21 dias desde o início da implementação do plano emergencial, e os resultados estão aquém do necessário. Acompanhamos diariamente a operação, e a quantidade de caminhões utilizados pela empresa varia entre 23 e 25 por dia, sendo que aproximadamente metade desses veículos possui capacidade de 15m³, dois têm capacidade de 6m³, e menos da metade alcança os 19m³. Isso é insuficiente para atender um município do porte de Cuiabá”, destacou o diretor-geral.

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As notificações advertiram a Locar sobre a falta de melhorias significativas na coleta de lixo, mesmo após o plano emergencial ter sido apresentado em 3 de dezembro de 2024.

O planejamento inicial da empresa indicava que seriam necessários 29 caminhões compactadores com capacidade de 19m³, além de dois caminhões de 6m³ e um veículo de 15m³ equipado com munck para realizar a coleta das lixeiras subterrâneas no centro da cidade. No entanto, o atual número de caminhões operando, com a maioria tendo capacidades menores e sem atender à demanda, evidencia que a execução do plano está aquém do esperado.

“O cenário atual demonstra que a frota da Locar está abaixo do necessário para atender a demanda de Cuiabá. É imprescindível um aumento imediato no número de caminhões em operação para que a coleta melhore de maneira significativa”, reforçou o coordenador de Resíduos Sólidos da Limpurb, Henrique Ramos de Oliveira.

Outro problema apontado no documento é a ausência de veículos equipados com sistema de GPS, dificultando o monitoramento e a fiscalização do itinerário da coleta.

O secretário de Obras, Reginaldo Teixeira, também foi enfático ao apontar o prazo final estabelecido pela prefeitura. “A empresa Locar tem até o dia 6 de fevereiro para resolver a situação e atender plenamente às necessidades do município. Caso contrário, conforme determinação do prefeito Abilio Brunini, o contrato será rescindido, e outras providências serão tomadas para garantir que a população não fique sem esse serviço essencial”, afirmou.

Resposta da empresa Locar

A empresa Locar, em nota à imprensa, informou que está realizando, de maneira organizada e dentro dos prazos, o Plano Emergencial para a normalização da coleta domiciliar de lixo, com previsão para ser concluído até o dia 31 de janeiro. O plano foi aprovado pela Prefeitura de Cuiabá, e todas as etapas estão sendo cumpridas conforme o acordado. Portanto, segundo a empresa, não há fundamento para falar em descumprimento, uma vez que o prazo estipulado entre as partes ainda está em vigor.

Acompanhe a nota na Íntegra:

A Locar Saneamento Ambiental está executando, de forma organizada e regular, o Plano Emergencial para normalização da coleta domiciliar de lixo até o dia 31 de janeiro, conforme aprovado pela Prefeitura de Cuiabá.

Portanto, não cabe, até o momento, falar em descumprimento quando o prazo pactuado para a adoção das medidas acordadas entres as duas partes ainda está em vigor. Dessa forma, todas as etapas estão sendo devidamente cumpridas.

Neste momento, as operações diárias são realizadas com 26 caminhões compactadores de dia e 26 de noite, garantindo a cobertura das rotas conforme planejado, além de uma retroescavadeira e mais seis caminhões caçamba.

Destaca que, mesmo antes do prazo contratual de 180 dias, está promovendo a renovação da frota, que já conta com cinco novos veículos e com mais dois previstos para chegar na próxima semana.

Assegura que o plano de trabalho emergencial já tem gerado resultados positivos, com um aumento de 30% na produção, o que significa um salto na média diária de 550 toneladas recolhidas para mais de 700 toneladas.

Além da coleta convencional, a empresa também está atuando na eliminação de bolsões de lixo, na limpeza do Rio Cuiabá com a balsa ecológica, e disponibiliza a varredeira mecanizada para ser utilizada na limpeza de vias pavimentadas e outros espaços públicos.

A Locar entende a responsabilidade da Prefeitura de Cuiabá em garantir uma melhor qualidade de vida à população. Todavia, assegura que também está trabalhando com total dedicação nesse propósito, por meio da promoção de avanços necessários na prestação do serviço de coleta de lixo.

#PraCegoVer
A foto mostra um homem usando um colete verde com a inscrição "LIMPURB". No canto esquerdo, aparecem dois caminhões coletores de lixo, um branco e outro verde trafegando em estrada sem pavimentação.

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