PAULA VALÉRIA
DA REDAÇÃO
Nesta terça-feira (15), moradores do bairro Santa Isabel, em Cuiabá, procuraram a redação do portal O Fato News - FTN Brasil para denunciar o perigo representado pelos cabos soltos após a substituição de postes de energia na região. Segundo relatos, os fios ficaram pendurados e arrastados pelas calçadas, obrigando pedestres a desviar do obstáculo e aumentando o risco de acidentes.
“É muito preocupante”, afirma um morador local. “Crianças podem tropeçar ou até se enroscar nesses cabos e sofrer um choque grave. Quem anda pela calçada precisa ficar sempre atento para não se machucar”, declarou o aposentado Emerson dos Santos, morador do bairro.
Foto: Paula Valéria/FTN Brasil

ACOMPANHE: Tenha notícias exclusivas no WhatsApp acessando o link: (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no Instagram e acompanhe as notícias e conteúdos (clique aqui)
SIGA: Seja nosso seguidor no X antigo Twiter tenha acesso as notícias e conteúdos (clique aqui)
De acordo com um dos denunciantes, o problema começou após uma empresa terceirizada realizar a troca dos antigos postes de concreto. Além dos fios deixados sobre o piso, a comunidade ficou sem energia por cerca de 8 horas, sem qualquer aviso prévio por mensagem ou ligação. O morador destaca que chegou a registrar um chamado junto à Energisa, mas foi informado de que a retirada dos cabos soltos caberia à empresa responsável pela manutenção.
Reprodução: Montagem/FTN Brasil

Reprodução: Montagem/FTN Brasil

Sobra da fiação que estavam jogadas na rua e calçadas
Procurada pela equipe do FTN Brasil, a assessoria de imprensa da Energisa emitiu uma nota confirmando o envio imediato de uma equipe especializada para remover os cabos de telefonia e internet. A Energisa esclareceu também que é responsável pela conservação dos postes de energia. No entanto, ressaltou que a manutenção dos cabos de telefonia e internet é de responsabilidade das operadoras de telecomunicações.
Veja a nota na íntegra:
Nesta quarta-feira, 16 de abril, uma equipe da Energisa esteve no bairro Santa Isabel para realizar a regularização dos postes de energia elétrica. Na ocasião os moradores relataram insegurança referente a alguns cabos soltos na região.
A equipe retirou os cabos soltos e que estavam fora do padrão estabelecido pela Anatel e Aneel, garantindo a segurança da população e minimizando a poluição visual causada pela irregularidade.
Reforçamos que a Energisa é detentora da responsabilidade de conservação dos postes de energia, porém o compromisso com a manutenção dos cabos de telefonia é das empresas de telecomunicações.
Veja o vídeo da situação no bairro: