ELISA RIBEIRO
DA REDAÇÃO
O Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira, 31 de julho, formalizou a nomeação de Leonardo Barchini para o cargo de secretário executivo do Ministério da Educação (MEC). A pasta já havia comunicado, desde 19 de julho, que o executivo retornaria à gestão de Camilo Santana, na qual exerceu o cargo de secretário executivo adjunto entre janeiro e agosto de 2023. Barchini substitui Izolda Cela, que, por 18 meses, contribuiu para os avanços que o ministério tem alcançado na educação brasileira.
Leonardo Barchini é servidor público federal há mais de 30 anos (Currículo), analista em Ciência e Tecnologia sênior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Bacharel em Direito e mestre em Ciências Sociais pela Universidade de Brasília (UnB), Leonardo tem ampla atuação na administração pública, em especial nas áreas que envolvem a educação.
Acesse nosso canal de notícias no WhatsApp pelo link: FTN BRASIL
No MEC, Barchini também já assumiu a chefia de gabinete do ministro, a chefia da Assessoria Internacional e a Diretoria de Programas. Além disso, foi secretário de Relações Internacionais e Federativas e chefe de gabinete do prefeito na Prefeitura de São Paulo, entre 2013 e 2016. Barchini atuava como diretor da Organização de Estados Ibero-Americanos no Brasil (OEI) desde setembro de 2023.